???iracessibilidade???

DISCENTE: MARCELO FERREIRA SERRA
DATA: 18/09/2024
LOCAL: Sala do Nepa - CCH
TÍTULO: A Praça das Mercês: análise de um espaço livre público no Centro Histórico de São Luís (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Espaço livre público. Praça. Praça das Mercês. São Luís (MA).
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: Os espaços livres públicos configuram-se como espaços públicos por excelência, caracterizados pela ausência de barreiras físicas ou sociais que restringem o acesso, permitindo a qualquer indivíduo, independentemente de idade, gênero, classe social ou origem, o usufruto do ambiente. Entre esses espaços, as praças assumem um papel central nas cidades, servindo como locais de convivência, lazer e interação social, além de contribuírem para a qualidade de vida ao oferecer áreas verdes e ambientes propícios para atividades físicas, culturais e recreativas. Portanto, a incorporação desses espaços ao tecido urbano proporciona, em essência, um relevante benefício social para a população. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios sociais da Praça das Mercês, localizada no Centro Histórico de São Luís (MA), enquanto espaço livre público concebido para o lazer e convívio da população. Adotando uma abordagem qualiquantitativa, o percurso metodológico contemplou revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação direta extensiva com aplicação de formulários e observação direta intensiva com entrevistas, tendo sido também realizados registros fotográficos com o uso de um smartphone (Samsung modelo Galaxy A34 5G) para ratificar os dados. Os resultados da pesquisa revelam que a Praça das Mercês exerce diversas funções enquanto espaço público livre. Ela não apenas omenta atividades de lazer e interação social, como contribui para a estética urbana, oportuniza geração de renda, na redução de estigmas sociais e também contribui para manter viva a herança histórica e cultural dos povos africanos no estado do Maranhão. Os benefícios atingem pessoas de todas as faixas etárias, que residem tanto no entorno da referida praça quanto fora dele. Diante desses resultados, conclui-se que a Praça das Mercês não apenas serve como um espaço público multifuncional, mas também como um catalisador de integração social, cultural e econômica. A praça em questão exemplifica como a cooperação entre a comunidade e o poder público pode transformar áreas urbanas, promovendo bem-estar e valorização cultural. A pesquisa destaca ainda a importância de um planejamento urbano inclusivo e contínuo, essencial para assegurar a sustentabilidade e relevância desse espaço para as gerações futuras.
Presidente - 251251 - ANTONIO JOSE DE ARAUJO FERREIRA
Externo ao Programa - 1579924 - LUIZ EDUARDO SIMOES DE SOUZA