Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA ROCHA GUSMÃO
2024-09-19 11:01:36.795
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA ROCHA GUSMÃO
DATA: 23/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: A Educação Midiática no combate à desinformação: experiências de uma pesquisa-ação com jovens em Rondon do Pará
PALAVRAS-CHAVES: Educação midiática; Pesquisa-ação; Comunicação
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A Educação Midiática tem sido apontada como uma possível
alternativa para que a sociedade possa desenvolver mecanismos de leitura
crítica das informações veiculadas pela mídia, especialmente na internet. Essa
dinâmica de qualificação dos consumidores de conteúdo atua principalmente
contra a disseminação de informações falsas que ameaçam a democracia.
Entendemos esse conceito como o processo de ensinar sobre a mídia e seu
funcionamento, visando promover o pensamento crítico e criativo dos
estudantes em relação ao que é consumido e produzido nesse ambiente. Sob
essa perspectiva, a presente dissertação tem como objetivo geral:
compreender como a inserção de um profissional da área de Comunicação na
rotina da escola Dionísio Bentes de Carvalho, em Rondon do Pará/PA, pode
auxiliar na aplicação de atividades voltadas para as competências e
habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O
método adotado para o desenvolvimento analítico deste estudo é a pesquisa-
ação, com base nas indicações de Thiollent (2011). Escolhemos a referida
metodologia por considerá-la mais adequada no contexto da Educação
Midiática, tendo em vista as seguintes hipóteses: (H1) A escola Dionísio Bentes
de Carvalho não consegue abordar e desenvolver de maneira efetiva as
competências e habilidades midiáticas estabelecidas na BNCC pela falta de
formação específica dos professores e recursos tecnológicos; (H2) Atividades
constantes de Educação Midiática ministradas por um profissional da área
auxiliam no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes. A
abordagem teórica centra-se na interseção entre Comunicação e Educação,
dialogando, para tanto, com conceitos como a Pedagogia da Autonomia, de
Freire (1996); Comunicação Educativa, de Kaplún (1999); e Media Education,
de Buckingham (2003). A pesquisa é conduzida com uma turma do 2º ano, na
única escola de Ensino Médio no município. A instituição atende cerca de 1.200
estudantes anualmente e conta com 29 docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3083054 - CAMILLA QUESADA TAVARES
Presidente - 1061429 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Externo à Instituição - THAIANE MOREIRA DE OLIVEIRA - UFF