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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA ROCHA GUSMÃO

2024-09-19 11:01:36.795

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA ROCHA GUSMÃO
DATA: 23/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: A Educação Midiática no combate à desinformação: experiências de uma pesquisa-ação com jovens em Rondon do Pará
PALAVRAS-CHAVES: Educação midiática; Pesquisa-ação; Comunicação
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A Educação Midiática tem sido apontada como uma possível alternativa para que a sociedade possa desenvolver mecanismos de leitura crítica das informações veiculadas pela mídia, especialmente na internet. Essa dinâmica de qualificação dos consumidores de conteúdo atua principalmente contra a disseminação de informações falsas que ameaçam a democracia. Entendemos esse conceito como o processo de ensinar sobre a mídia e seu funcionamento, visando promover o pensamento crítico e criativo dos estudantes em relação ao que é consumido e produzido nesse ambiente. Sob essa perspectiva, a presente dissertação tem como objetivo geral: compreender como a inserção de um profissional da área de Comunicação na rotina da escola Dionísio Bentes de Carvalho, em Rondon do Pará/PA, pode auxiliar na aplicação de atividades voltadas para as competências e habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O método adotado para o desenvolvimento analítico deste estudo é a pesquisa- ação, com base nas indicações de Thiollent (2011). Escolhemos a referida metodologia por considerá-la mais adequada no contexto da Educação Midiática, tendo em vista as seguintes hipóteses: (H1) A escola Dionísio Bentes de Carvalho não consegue abordar e desenvolver de maneira efetiva as competências e habilidades midiáticas estabelecidas na BNCC pela falta de formação específica dos professores e recursos tecnológicos; (H2) Atividades constantes de Educação Midiática ministradas por um profissional da área auxiliam no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes. A abordagem teórica centra-se na interseção entre Comunicação e Educação, dialogando, para tanto, com conceitos como a Pedagogia da Autonomia, de Freire (1996); Comunicação Educativa, de Kaplún (1999); e Media Education, de Buckingham (2003).  A pesquisa é conduzida com uma turma do 2º ano, na única escola de Ensino Médio no município. A instituição atende cerca de 1.200 estudantes anualmente e conta com 29 docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3083054 - CAMILLA QUESADA TAVARES
Presidente - 1061429 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Externo à Instituição - THAIANE MOREIRA DE OLIVEIRA - UFF

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