???iracessibilidade???

DISCENTE: LUCYMARA DA SILVA BOGEA CARVALHO
DATA: 30/09/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: “ANÁLISE DA MORFOLOGIA ABDOMINAL DE FÊMEAS DE CULICOIDES (DIPTERA: CERATOPOGONIDAE) PARA DETERMINAÇÃO DA IDADE FISIOLÓGICA E SUAS RESPECTIVAS MUDANÇAS NO SISTEMA REPRODUTIVO”.
PALAVRAS-CHAVES: Maruim; Vetor biológico; Paridade; Abrigo de animais; Saúde pública.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O gênero Culicoides analisado na presente pesquisa pertence à família ceratopogonidae composta de pequenos insetos hematófagos. Estudos realizados destacam que este grupo de dípteros possuem uma relevante importância epidemiológica, visto que são transmissores de agentes patogênicos ao homem e outros animais. O seu desenvolvimento ocorre em criadouros estabelecidos próximos a corpos d’água e locais ricos em matéria orgânica. No entanto, não há pesquisas no Maranhão sobre desenvolvimento do sistema reprodutivo das fêmeas em áreas de peridomicílio e região de manguezal. Visando auxiliar a futura literatura sobre esta lacuna, o objetivo deste trabalho foi estudar a morfologia abdominal para determinação de alguns aspectos fisiológicos e sistema reprodutivo de Culicoides no Estado do Maranhão, buscando fornecer subsídios para estimar a potencialidade vetora, possível de ser utilizada para orientação da vigilância epidemiológica. Para captura dos mesmos foram utilizadas armadilhas CDC em abrigos de animais em peridomicílio (chiqueiro, curral, galinheiro) e manguezal. Foram capturadas no total 3.283 indivíduos de 18 espécies, sendo a mais abundante C. guyanensis (46,23%) em ambas as áreas. O abrigo de animal que teve maior relevância na captura foi em galinheiro abrigando 17 espécies (42,58% dos indivíduos). Em relação ao período do ano, o chuvoso teve maior potencial para o bom desenvolvimento das espécies (84,86%). Os estágios de desenvolvimento das fêmeas mais significativo foram o paroso distribuído em 16 espécies (33,8% dos indivíduos). Tais resultados indicam que o ambiente urbano e silvestre possuem condições favoráveis que contribuem para o aumento do quantitativo de fêmeas em estágio paroso, caracterizando a conclusão do seu ciclo de vida e postura uma ou várias vezes no ambiente.
Externo à Instituição - BENEDITA MARIA COSTA NETA - UFMA
Interno - 2061142 - CIRO LIBIO CALDAS DOS SANTOS