Banca de DEFESA: CLOVIS MARQUES DIAS JUNIOR
2021-07-22 11:59:55.399
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLOVIS MARQUES DIAS JUNIOR
DATA: 28/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: A POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME) DE
IMPERATRIZ/MA
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos. Política Educacional. Sistema de Educação.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem como objeto de estudo as políticas educacionais
voltadas para a promoção da educação e formação em direitos humanos e o
objetivo geral da investigação é analisar a política de promoção da educação em
direitos humanos no Sistema Municipal de Educação de Imperatriz/MA. A pesquisa
segue uma abordagem qualitativa com a escolha de uma teoria crítica da realidade
pautada no materialismo histórico-dialético como base epistemológica, analisando
os direitos humanos, a democracia e a educação como política, para além de sua
perspectiva formal. O trabalho realiza uma pesquisa documental sobre a Declaração
Universal dos Direitos Humanos, a Declaração das Nações Unidas sobre a
Educação e Formação em Direitos Humanos Resolução ONU n. 66/137, o Plano
Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a
Educação em Direitos Humanos Parecer CNE/CP n. 08/2012. A pesquisa
evidencia que os instrumentos normativos estudados são setas que indicam
caminhos para a concretização de uma educação em direitos humanos no Brasil e o
percurso, neste sentido, ainda tem muito caminho a ser percorrido. Os resultados
dão conta que o espaço escolar desejável deverá ser sempre um espaço cidadão e
democrático, que forma alunos emancipados, sendo de fundamental importância a
abordagem dos direitos humanos e da democracia na base curricular, no ensino, em
atividades transversais, transdisciplinares e extracurriculares, na pesquisa, na
pedagogia de projetos, na formação de profissionais, nas vivências e outras formas
de interação com a comunidade, tudo isso em uma relação de complexidade. A
conclusão verifica que no Sistema Municipal de Educação de Imperatriz o Plano
Municipal de Educação é o instrumento central da política educacional da cidade, e
tratou da educação em direitos humanos em um objetivo, uma meta e vinte ações
estratégicas. As estratégias são variadas, abarcam parcerias com movimentos
sociais, universidades e associações, programas governamentais envolvendo várias
secretarias municipais, planos de trabalho e projetos no âmbito das escolas,
adequação de currículo, adoção e produção de materiais didático-pedagógicos
voltados para a temática dos direitos humanos e formação continuada dos
profissionais da educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Interno - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
Externo à Instituição - EMINA MARCIA NERY DOS SANTOS - UFPA
Interno - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Externo à Instituição - MARCELO SOARES PEREIRA DA SILVA - UFU