Banca de DEFESA: THIAGO DA SILVA SAMPAIO
2021-07-26 14:18:29.189
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DA SILVA SAMPAIO
DATA: 03/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: SABERES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONCEPÇÕES ATUAIS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA REDE MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
PALAVRAS-CHAVES: Geografia. Ensino de Geografia. Geografia Escolar. Educação. Saberes Docentes.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo de cunho dissertativo se desdobra sobre os saberes e práticas
pedagógicas dos professores da rede municipal de educação de Imperatriz MA.
Para compreender melhor como se dá essa formação buscamos compreender todo
o processo desde a cultura familiar, educação escolar, formação acadêmica,
conhecimentos disciplinares e conhecimentos e práticas produzidos por meio da
experiência no exercício do trabalho docente. A pesquisa foi conduzida seguindo a
abordagem qualitativa, o que nos permitiu por meio da realização de entrevistas
semiestruturadas trazer respostas subjetivas, mais espontâneas e mais conectadas
com a realidade da sala de aula. As entrevistas também permitiram que os
professores fossem além dos questionamentos previamente formulados, trazendo
informações valiosas sobre o cotidiano da atividade profissional. Ao longo da
entrevista instigamos os professores acerca das tendências e perspectivas teórico-
epistemológicas em geografia, fazendo com que os mesmos refletissem sobre as
teorias tradicionais, neo geográficas e críticas. Os professores também foram
instigados de forma natural a analisar o uso da Geografia Tradicional
(Conservadora) e da Geografia Crítica (Progressista) não apenas no que concerne
ao seu trabalho, mas na percepção geral que tem sobre como isso se configura de
modo geral na Geografia Escolar da Educação Básica. Nos dias atuais, mais do que
nunca se faz necessário ações que possam promover a conexão e o diálogo entre
as escolas básicas e as universidades, algo que além de fazer parte da composição
do corpo teórico desse estudo foi questionado aos professores. É importante
estabelecer diálogo entre os professores de profissão e os professores universitários
para que assim ambos possam em conjunto promover não apenas ações de
integração, mas atuar em conjunto na elaboração dos materiais e recursos didáticos,
na atualização dos componentes curriculares e promovendo atividades práticas em
que esses ambientes possam conviver por meio do ensino, da pesquisa e da
extensão. Tendo em vista que este estudo faz parte de um programa de Pós-
Graduação Profissional o produto de pesquisa consiste justamente na elaboração de
um material didático intitulado Geografia Escolar do Sul do Maranhão:
Aprendizagem dos conteúdos na perspectiva local, construído como fruto da
pesquisa e pensando em práticas de ensino de Geografia que estejam alinhados
com as nossas realidades regionais e locais sobretudo no sul do Maranhão.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO SOUSA ALVES - UEMA
Externo à Instituição - FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO - UEMA
Presidente - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA
Interno - 219.451.363-91 - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA - Unisinos
Externo à Instituição - LUCILÉA FERREIRA LOPES GONÇALVES - UEMASUL