Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDIANE DE SOUZA SILVA PEREIRA
2022-03-24 12:49:28.93
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDIANE DE SOUZA SILVA PEREIRA
DATA: 24/03/2022
HORA: 17:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: METODOLOGIAS SOCIOEDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELA REDE DE AÇÃO INTEGRADA PARA COMBATER A ESCRAVIDÃO NO MARANHÃO - RAICE
PALAVRAS-CHAVES: RAICE. Metodologias socioeducativas. Educação. Trabalho Escravo.
CDVDH/CB.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O Brasil vive atualmente uma configuração de modelo escravista ressignificado, e
contemporâneo que desde a colonização deixa fortes danos. Preocupados com essa realidade
este trabalho tem como objetivo analisar as metodologias socioeducativas, especificamente
desenvolvidas pela Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão no Maranhão-
RAICE, no Centro de Defesa da Vida e Direitos Humanos Carmen Bascarán. O projeto
RAICE nasce da preocupação com a problemática contínua e, desafiadora de como a
sociedade e o Estado podem atender à demanda dos/as interessados/as por reais mudanças nas
suas condições de vida. Desse modo, desenvolve ações socioeducativas (aulas, oficinas,
formações e reuniões) com intenção de oferecer formação social, política e humana para
crianças e adolescentes filhos/as de trabalhadores/as resgatados do trabalho escravo.
Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa com enfoque epistemológico no
materialismo histórico que se propõe a análise dos fenômenos de forma crítica; como técnicas
de pesquisa foram entrevistas e análise documental. As metodologias socioeducativas são
fundamentadas neste estudo como práticas que intervêm na realidade social dos/as sujeitos/as
considerando o acesso a arte e a cultura como um direito fundamental do ser humano/a, e na
perspectiva da difusão e valorização das diversas expressões, manifestações saberes e tradição
que fazem parte da identidade cultural dos/as envolvidos/as. Contudo o ato criminoso do
Trabalho Escravo é fruto de um modelo que coisifica as relações, viola direitos e rouba a
dignidade e a liberdade do indivíduo. Portanto, Sakamoto (2006); Soares (2016); Freire
(2019); Gonh (2011); Costa (2021); Gadotte (2011), entre outros/as, são autores e autoras que
subsidiaram a escrita e as reflexões teóricas bem como a construção do produto desta
dissertação elaborado nos círculos de cultura através da metodologia do fanzine. Acreditamos
que por meio deles possamos contribuir para a compreensão e sistematização das
metodologias socioeducativas adotadas pela a equipe pois, partindo da execução consciente
dessas metodologias esse processo pode ser útil para outras instituições e outras pessoas que
também atuam na educação de crianças e adolescentes por meio das atividades artísticas,
esportivas e culturais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo ao Programa - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Interno - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Externo à Instituição - PATRÍCIA TRINDADE MARANHÃO COSTA - UnB
Presidente - 2586234 - WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI