Banca de DEFESA: EDILMA BANDEIRA DE ARAUJO NOGUEIRA
2022-08-11 09:32:23.758
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILMA BANDEIRA DE ARAUJO NOGUEIRA
DATA: 06/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: O PROTAGONISMO DE CRIANÇAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA EM IMPERATRIZ/MA
PALAVRAS-CHAVES: Protagonismo infantil. Criança. Infâncias. Currículo.
PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, objetiva o desenvolvimento integral
da criança em suas múltiplas dimensões, de modo que usem todas as suas formas de
expressão e construção sociocultural. Na última década, um dos grandes desafios tem sido a
construção de currículos que encarem a criança como um sujeito de direitos e ativo nesse
processo. Assim, a presente pesquisa aborda a temática do protagonismo de crianças no
currículo da Educação Infantil. O objetivo macro está em analisar o protagonismo de crianças
no currículo da Educação Infantil de uma instituição pública de Educação Infantil em
Imperatriz/MA. Para tanto, buscamos apoio na legislação por meio dos documentos oficiais
do Ministério da Educação (MEC) que tratam dos direitos das crianças, bem como as
contribuições de autores como Friedmann (2017; 2020), que discute a importância do
protagonismo infantil e sua relevância na constituição da criança; Corsaro (2005; 2011) e
Sarmento (2005; 2008, 2013), que tratam dos novos estudos da sociologia da infância;
Oliveira-Formosinho (2007), Oliveira-Formosinho e Lino (1998; 2008), que defendem uma
pedagogia da infância para a participação; Fochi e Saballa (2016; 2017), que apresentam uma
pedagogia do cotidiano firmada na experienciação significativa nos espaços educativos;
Barbosa (2000; 2014), Kramer (1977) e Monteiro (2014; 2019), que abordam aspectos
relacionados à elaboração do currículo-ação e a participação direta da criança nessa
construção. A abordagem da pesquisa é qualitativa e foram utilizados os seguintes
instrumentos e técnicas: observação participante, escuta de crianças em laboratórios, e rodas
de conversas a partir de vídeos produzidos no cotidiano dos sujeitos infantis pesquisados.
Com as professoras, foram feitas rodas de conversas considerando o objeto de estudo
investigado. Os dados foram trabalhados a partir da análise de conteúdo. Os resultados
apontam para a ideia de que os meninos e meninas sujeitos da pesquisa apresentam autonomia
na circulação, movimento e uso dos espaços. Contudo, na maioria das vezes, a participação
ocorre nos momentos de introdução das temáticas na aula, e a tomada de decisão está
direcionada especificamente nos momentos de brincadeiras livres em sala ou no pátio com
seus pares, em relação ao brincar e brincadeiras. Em face do exposto, deparamo-nos com um
currículo que se encaminha para uma proposta prescrita no seu formato, na organização
estrutural, constituição da rotina, no modo de fazer o planejamento, como também no PPP
que traz nos seus marcos os aportes teóricos e legais, tais como DCNEI (BRASIL, 2010) e
BNCC (BRASIL, 2017), que fundamentam as práticas pedagógica no âmbito da educação
infantil. Embora a essência teórica da ação não reflita a participação, autonomia e tomada de
decisão pela criança para sua emancipação como sujeito ativo de direitos que evidencia a
garantia de estarem no centro do processo educativo, as análises mostram que, apesar de os
adultos partícipes da pesquisa compreenderem a importância do protagonismo infantil e haver
certo esforço para isso, há uma dificuldade docente em fazer a transposição didática, sob
efeitos históricos em suas concepções para a transmissão, cujo foco está no livro didático, em
uma base comportamental permeada de comandos e na relação mais verticalizada.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo ao Programa - 3453610 - EMILENE LEITE DE SOUSA
Interno - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA
Externo ao Programa - 1168441 - JOSE CARLOS DE MELO
Presidente - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO