Banca de DEFESA: PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTA
2022-08-15 10:10:47.596
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTA
DATA: 02/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: ESCOLHA DOS GESTORES ESCOLARES: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ - MA
PALAVRAS-CHAVES: Democracia. Escolha do gestor. Participação.
PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem por título: Escolha dos gestores escolares: um estudo na rede
pública municipal de imperatriz-MA, cujo objetivo geral é analisar o processo de escolha de
gestores escolares na rede municipal de ensino de Imperatriz-MA e seus impactos na gestão
democrática das escolas. De forma mais específica: a) Analisar e conhecer os instrumentos
normativos existentes para a escolha do gestor escolar no município de Imperatriz; b)
Compreender as diversas alternativas de escolha do gestor escolar e como essa escolha
impacta na gestão democrática da escola pública; c) Compreender como a escolha do gestor
contribui para a construção das práticas democráticas. O objeto em foco está inserido em um
contexto amplo, que envolve aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que
determinam as formas de provimento ao cargo de gestor escolar. Em relação aos
procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de
campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com os diretores, o presidente do Conselho
Municipal de Educação e os representantes dos pais, alunos, professores, funcionários e
comunidade local, em duas escolas da rede municipal de ensino. Como produto do trabalho,
foi apresentado um caderno de orientações: Escolha do gestor escolar, destinado às escolas, à
comunidade escolar e ao Conselho Municipal de Educação. Os resultados do estudo
demonstraram que a democratização da gestão da escola pública, embora tenha sido garantida
por meio dos marcos regulatórios e implementados nas escolas, a participação da comunidade
ainda ocorre com precariedade. O estudo demonstrou também que mesmo o gestor tendo sido
escolhido através da eleição, mecanismo que deveria assegurar a gestão participativa e
democrática, ainda existem alguns entraves que dificultam a efetivação das práticas
democráticas na escola, um deles é o autoritarismo exercido pela pessoa do gestor, que
centraliza o poder não propiciando o envolvimento da comunidade no processo de tomadas
das decisões, um outro é a falta de conhecimento por parte da comunidade escolar sobre o seu
papel dentro da escola.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
Interno - 2875034 - JONATA FERREIRA DE MOURA
Externo ao Programa - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO
Interno - 458.039.862-91 - RAIMUNDO NONATO DE PADUA CANCIO
Externo à Instituição - ROZA MARIA SOARES DA SILVA - UEMASUL