Banca de DEFESA: JOSE FERREIRA MENDES JUNIOR
2022-08-18 10:24:14.029
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE FERREIRA MENDES JUNIOR
DATA: 31/08/2022
HORA: 19:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A
FORMAÇÃO DE EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO ASSENTAMENTO CALIFÓRNIA, AÇAILÂNDIA -MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Direitos Humanos. Educação do Campo.
Ensino Médio
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação Popular, os Direitos Humanos e a contribuição dessas categorias para a
formação de educandos no ambiente escolar do campo, formam o centro deste
trabalho, que tem como objetivo construir práticas socioeducativas numa perspectiva
interdisciplinar, nas turmas do ensino médio no Assentamento Califórnia, em
Açailândia/MA, de forma a caracterizar uma concepção de educação que emerge do
espaço social e político o assentamento como espaço de resistência na busca
pela formação e reinvenção de sociabilidades e de conscientização de novos sujeitos
para uma cultura participativa, democrática, de efetivação e construção de novos
direitos. Nesse caminhar, a realização de Rodas de Conversa, como releitura dos
Círculos de Cultura, e da situação-problema-desafio orientados pela práxis educativa
de Paulo Freire (1967) e pela pesquisa-ação, constituem os instrumentos
metodológicos de implementação do presente trabalho, imbuído de humanismo e
protagonismo dos sujeitos, a partir de suas próprias experiências, de forma coletiva e
solidária. Como membro da Comunidade do Assentamento Califórnia, conhecedor
das lutas empreendidas naquele espaço, e ex-professor da Escola onde foram
realizadas as práticas educativas que compõem este trabalho, procurei, juntamente
com os educandos e educadores das turmas de ensino médio, desdobrar esses eixos
reflexivos (situação-problema-desafio) a partir da investigação temática, da
tematização e da problematização, criando, coletivamente, situações disparadoras do
debate, com vistas a conscientização, mediados por uma pluralidade de enfoques
como: Educação, Democracia, MST enquanto sujeito pedagógico, e o sentido do
termo Educação do Campo. Corroboram este trabalho, como fundamentação teórica,
Paulo Freire (1967, 1987, 1993, 1994, 2000, 2003), enquanto principal referência em
Educação e em práticas pedagógicas emancipatórias, e que nos traz uma educação
dialógica, crítica, participativa, fundada na práxis e na intervenção do sujeito nos
ambientes da vida, além de Roseli Caldart (2001, 2005, 2012a, 2012b) que trabalha a
formação dos camponeses Sem Terra e com a Pedagogia do Movimento Sem Terra,
Vera Maria Candau (2007) sobre a Educação em Direitos Humanos, e tantos outros
que, com suas diferentes experiências, indicam caminhos para uma educação
conscientizadora.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo à Instituição - GUILHERME VEIGA RIOS - UnB
Interno - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO
Interno - 219.451.363-91 - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - REJANE CLEIDE MEDEIROS DE ALMEIDA - UFT
Co-orientador - 2586234 - WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI