Banca de DEFESA: ADALBERTO PEREIRA TORRES
2022-08-24 10:42:37.109
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADALBERTO PEREIRA TORRES
DATA: 08/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CCSST
TÍTULO: ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA (ADC) DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A PRÁTICA DOCENTE E DO DISCURSO DOS PROFESSORES DA EJA DE UMA ESCOLA DO TOCANTINS
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos EJA. Análise de Discurso Crítica. Letramentos sociais. Letramento ideológico. Professores da EJA.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Determinados discursos e práticas de letramento tendem a forjar as conjecturas
culturais e ideológicas que os sustentam, veiculando a ideia de que sejam neutros e
universais, deixando de considerar as posições ideológicas em jogo no processo
sócio-histórico no qual palavras, expressões e proposições são produzidas. Nessa
direção, o principal objetivo deste estudo foi analisar os documentos que orientam a
prática docente e os discursos de professores da EJA de uma escola pública municipal
do Tocantins, a partir da inter-relação entre o modelo autônomo e o modelo
ideológico de letramento, tendo em vista a noção de letramento como prática social.
Para tanto, investigou-se as noções dos professores da EJA sobre letramento como
prática social e onde eles referenciam as suas ideias; identificou-se inter-relações
entre o modelo autônomo e ideológico de letramento nos documentos analisados e
nos discursos dos professores; e indicou-se, a partir dessas análises, elementos que
não caracterizam o letramento como uma prática social, e que se distanciam do
modelo ideológico letramento. Metodologicamente, este estudo, de abordagem
qualitativa, utilizou análise documental e entrevistas realizadas com professores da
EJA, como instrumentos de coleta de dados. Teoricamente, segue-se os
encaminhamentos da abordagem dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica
(ADC), na perspectiva de Fairclough (2016), entre outros autores, correlacionando,
neste estudo, análise linguística, estudos sociais e educação. Os dados evidenciam
que o desenvolvimento do pensamento crítico, proposto pelo modelo ideológico de
letramento, mostra-se comprometido e perde lugar na escola, pois há poucos
elementos que indicam que na EJA o letramento seja concebido como uma prática
social. Os dados mostram que o trabalho do professor fica restrito ao papel de
reproduzir a força de trabalho para o capital; em detrimento de uma educação para o
pensamento crítico, para a ação política e transformadora, como propõe o modelo
ideológico de letramento.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA
Externo à Instituição - ARLETE MARINHO GONÇALVES - UFPA
Externo à Instituição - EDIENE PENA FERREIRA - UFOPA
Interno - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Presidente - 458.039.862-91 - RAIMUNDO NONATO DE PADUA CANCIO