Banca de DEFESA: WILLIAN GOMES ZAPAROLI
2022-08-24 14:11:09.467
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAN GOMES ZAPAROLI
DATA: 09/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CCIm
TÍTULO: EDUCAÇÃO FÍSICA EM SALA DE AULA: UMA ATIVIDADE VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física. Educação Física Escolar. Educação. Práticas
Pedagógicas. Saberes Docentes.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo a Educação Física sala de aula numa
abordagem histórico-cultural. Tem como objetivo geral analisar de que forma a
Educação Física tem contribuído para o desenvolvimento humano e social de crianças e
adolescentes no Ensino Fundamental em escolas de rede municipal de Imperatriz-MA.
Como etapa inicial para fundamentarmos e situarmos o leitor no texto foram feitas
discussões relacionadas a evolução da Educação Física e a sua inserção no
ambiente escolar, traçando uma linha do tempo em ordem cronológica da sequência
dos fatos. A pesquisa documental por meio de currículos oficiais nacionais e
estaduais foram importantes para averiguarmos as possibilidades de melhorias nas
abordagens das aulas. Ao longo do processo de investigação foi pertinente
mergulharmos mais a fundo em elementos da formação de base dos professores
participantes da pesquisa, a cultura familiar, influência de seus anos como
estudante, a formação universitária, as experiências iniciais e os anos subsequente.
Propusemos como forma de abordagem a pesquisa de cunho qualitativo, onde o
mais importante era colher os depoimentos e impressões particularidades dos
professores. A escolha do tipo de entrevista semiestruturada nos permitiu obtermos
depoimentos surpreendentes e de grande relevância para a pesquisa Educacional e
para a pesquisa em Educação Física Escolar. A transcrição de muitas falas
demonstrou conhecimento e preocupação dos professores as teorias pedagógicas e
com a dicotomia entre práticas culturais enraizadas no ensino tradicional ante as
possibilidades de um fazer pedagógico mais alinhado aos valores progressistas no
processo de ensino e aprendizagem. Foi notório na filtragem dos depoimentos,
observarmos as grandes angústias e aflições dos professores para com os rumos
que o nosso sistema de ensino tem levado, os danos com o uso errado das
tecnologias e principalmente para a necessidade de descontruir uma imagem de
desprestígio da Educação Física Escolar para o desenvolvimento Humano dos
indivíduos de forma a evitar a fragmentação entre teoria e prática.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA
Externo à Instituição - BERTA LENI COSTA CARDOSO - UESB
Presidente - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA
Interno - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Externo à Instituição - ROZA MARIA SOARES DA SILVA - UEMASUL