Banca de DEFESA: JAINE SILVA SOUZA DE MORAES
2022-09-04 23:04:08.898
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAINE SILVA SOUZA DE MORAES
DATA: 05/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CCIm
TÍTULO: LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS EM UMA INSTITUIÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Criança. Educação Infantil. Formação leitora.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação aborda sobre a leitura na Educação Infantil, o objeto de estudo
delimita-se sobre as concepções de professoras acerca da leitura e das práticas
pedagógicas que acontecem na rotina da Educação Infantil, no tocante à leitura,
evidenciando como esse contexto impacta na formação da criança leitora. Nessa
esteira, objetivou-se, neste estudo, analisar as concepções e práticas de leitura
presentes em uma instituição de Educação Infantil da rede Pública Municipal de
Imperatriz- MA, bem como as implicações dessas concepções e práticas no processo
de desenvolvimento da capacidade leitora das crianças. Para tanto, o estudo
privilegiou a Teoria Histórico-Cultural para analisar a leitura que se realiza no âmbito
da educação da criança pequena, partindo do pressuposto de a criança precisa ser
sujeito ativo na própria trajetória de leitora aprendiz e que o trabalho com a leitura, na
Educação Infantil, não tem relação com o processo de decodificação dos signos ou
aceleração da alfabetização escolarizada. Este estudo, ancorado na Teoria Histórico-
Cultural, reflete que a qualidade da mediação da formação leitora e de todos os
conhecimentos necessários para formação da criança pode ser garantida pela tarefa
dos professores em observar as formas de aprendizagem da criança. Destacamos,
assim, o brincar, o mundo lúdico, como a atividade principal a ser considerada na
trajetória de formação leitora, uma vez que nessa atividade, a criança adquire
elevados níveis de desenvolvimento (LEONTIEV, 2017). Metodologicamente, o
estudo se desenvolveu por meio da abordagem qualitativa que permitiu a conjugação
de diferentes técnicas para a coleta dos dados, como a técnica de observação
participante do cotidiano das práticas pedagógicas realizadas junto às crianças, pelas
professoras, e a entrevista semiestruturada, que trouxe para esta pesquisa as
concepções de leitura das quatro professoras interlocutoras. A organização dos dados
coletados para análise ocorreu pelo método hermenêutico-dialético (MINAYO,2014).
Os dados revelam que a concepção de Paulo Freire, no que se refere à leitura, tem
sido a mais presente, contudo, a pesquisa revelou uma visão eclética, um pouco de
cada teoria. Diante disto, o estudo reflete a importância de inexistir, nesse contexto, a
atitude de confundir ecletismo com versatilidade por parte dos professores. Os dados
revelaram que diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular, a
escola em foco ainda permite autonomia, para que as professoras planejem práticas
para formação da criança leitora, embora se tenha pressão por parte da Secretaria
Municipal de Educação. O estudo aponta que a leitura vivenciada no âmbito da
educação da criança pequena precisa revelar-se como atividade que oportuniza a vida
e a comunicação, nisto, implica que a criança encontre sentido nesse fazer.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BERTA LENI COSTA CARDOSO - UESB
Presidente - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA
Interno - 219.451.363-91 - ILMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA
Interno - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Externo à Instituição - ROZA MARIA SOARES DA SILVA - UEMASUL