Banca de DEFESA: LEIDIANE DE SOUZA SILVA PEREIRA
2022-09-05 15:46:55.408
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDIANE DE SOUZA SILVA PEREIRA
DATA: 08/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: CCIm
TÍTULO: METODOLOGIAS SOCIOEDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PELA REDE DE AÇÃO INTEGRADA PARA COMBATER A ESCRAVIDÃO NO MARANHÃO - RAICE
PALAVRAS-CHAVES: RAICE. Metodologias socioeducativas. Educação. Trabalho Escravo.
CDVDH/CB.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O Brasil vive atualmente uma configuração de modelo escravista camuflado, e contemporâneo
que desde a colonização deixa fortes danos. Preocupados com essa realidade este trabalho tem
como objetivo analisar as metodologias socioeducativas, especificamente desenvolvidas pela
Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão no Maranhão-RAICE, no Centro de
Defesa da Vida e Direitos Humanos Carmen Bascarán. O projeto RAICE nasce da
preocupação com a problemática contínua e, desafiadora de como a sociedade e o Estado
podem atender à demanda dos/as interessados/as por reais mudanças nas suas condições de
vida. Desse modo, desenvolve ações socioeducativas (aulas, oficinas, formações e reuniões)
com intenção de oferecer formação social, política e humana para crianças e adolescentes
filhos/as de trabalhadores/as resgatados do trabalho escravo. Utilizamos como metodologia a
abordagem qualitativa com enfoque epistemológico no materialismo histórico que se propõe
a análise dos fenômenos de forma crítica; como técnicas de pesquisa foram entrevistas e
análise documental. As metodologias socioeducativas são fundamentadas neste estudo como
práticas que intervêm na realidade social dos/as sujeitos/as considerando o acesso a arte e a
cultura como um direito fundamental do ser humano/a, e na perspectiva da difusão e
valorização das diversas expressões, manifestações saberes e tradição que fazem parte da
identidade cultural dos/as envolvidos/as. Contudo o ato criminoso do Trabalho Escravo é fruto
de um modelo que coisifica as relações, viola direitos e rouba a dignidade e a liberdade do
indivíduo. Portanto, Sakamoto (2006); Soares (2016); Freire (2019); Gonh (2011); Costa
(2021); Gadotte (2011), entre outros/as, são autores e autoras que subsidiaram a escrita e as
reflexões teóricas bem como a construção do produto desta dissertação elaborado nos círculos
de cultura através da metodologia do fanzine. Acreditamos que por meio deles possamos
contribuir para a compreensão e sistematização das metodologias socioeducativas adotadas
pela a equipe pois, partindo da execução consciente dessas metodologias esse processo pode
ser útil para outras instituições e outras pessoas que também atuam na educação de crianças e
adolescentes por meio das atividades artísticas, esportivas e culturais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo ao Programa - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Interno - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Externo à Instituição - PATRÍCIA TRINDADE MARANHÃO COSTA - UnB
Presidente - 2586234 - WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI