Banca de DEFESA: JAIRA RUAMA OLIVEIRA DE SOUSA VIEIRA
2022-09-27 11:04:01.197
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRA RUAMA OLIVEIRA DE SOUSA VIEIRA
DATA: 06/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CCIm
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: diálogos e reflexões em uma escola pública da cidade de João Lisboa-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Conscientização Sociopolítica. Cotidiano escolar. Escola-espaço protetivo.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem por objeto a Educação em Direitos Humanos e suas
possibilidades de efetivação em uma escola pública da rede municipal de ensino, a
partir do que está descrito no Projeto Político Pedagógico e da perspectiva dos
profissionais da educação que ali atuam, evidenciando como os direitos humanos se
apresentam no documento orientador de suas práticas educacionais e nas falas e
percepções dos sujeitos da pesquisa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição
municipal de ensino fundamental da cidade de João Lisboa MA, especificamente
durante o turno em que funcionam os anos iniciais. Considerou-se as perspectivas
de cada um dos sujeitos envolvidos na oferta e promoção da educação nesta etapa
de ensino, diante da temática dos direitos humanos, sua conceituação teórica e
aplicação prática para a efetivação da escola como um espaço protetivo e formativo,
no qual se imbricam as categorias da conscientização sociopolítica e a compreensão
da Educação em Direitos Humanos como elemento formativo essencial para uma
educação crítica e libertadora. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma
abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, que se desdobrou em
pesquisa de campo e levantamento bibliográfico, e sua base epistemológica está
pautada em uma teoria crítica da realidade, alinhada com o materialismo histórico-
dialético. A análise da educação, enquanto direito e política pública, dos direitos
humanos e da conscientização sociopolítica é feita a partir da compreensão da
interculturalidade crítica. Os dados foram gerados utilizando como instrumentos a
observação sistemática e rodas de conversa, e analisados a partir de uma
perspectiva discursiva, pela importância que o contexto social tem sobre os sentidos
e as percepções que os sujeitos trazem em seus discursos. Como resultado foi
possível identificar que, na escola pesquisada, é mínimo o lugar dos Direitos
Humanos e inexistente a discussão das temáticas relacionadas a esses direitos.
Embora os sujeitos reconheçam sua importância, a implementação da EDH encontra
obstáculos estruturais, a partir do sistema de ensino que não os fomenta pela falta
de formação na área, seja inicial ou continuada; obstáculos humanos, pois, com a
falta de formação e de apoio pedagógico, os profissionais da educação acabam
realizando apenas as tarefas educativas comuns e restritivamente conteudistas, sem
uma prática mais significativa e transformadora; e obstáculos na gestão, pois há um
distanciamento daquilo que é descrito no PPP da escola e o que foi observado no
cotidiano e descrito pelos profissionais que participaram da pesquisa, resultando em
uma prática escolar que não alarga os espaços de discussão, participação e
transformação, e tornando o cotidiano escolar, que deveria ser vivo e dinâmico, em
algo coisificado e mecânico. Foi possível identificar, ainda, que a temática de
Direitos Humanos não é reconhecida quando concretizada, mesmo dentro da
escola, ressaltando que os conhecimentos sobre a temática são incipientes e
insuficientes para uma efetiva implementação. Por fim, conclui-se que os direitos
humanos têm um lugar limitado no cotidiano da escola pesquisada e que há
necessidade de ampliação desses espaços para a construção de uma prática
educativa transformadora.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMINA MARCIA NERY DOS SANTOS - UFPA
Presidente - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO
Interno - 458.039.862-91 - RAIMUNDO NONATO DE PADUA CANCIO
Interno - 2586234 - WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI