Banca de DEFESA: BEATRIZ CARNEIRO ALENCAR
2022-09-27 11:11:07.848
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ CARNEIRO ALENCAR
DATA: 06/10/2022
HORA: 15:00
LOCAL: CCIm
TÍTULO: A COLEÇÃO INDIQUE DA AÇÃO EDUCATIVA COMO POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: as influências da relação público-privada na qualidade educacional
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade. Autoavaliação Institucional. Relação público-privado. Coleção Indique.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação, intitulada A Coleção Indique da Ação Educativa como Política
de Autoavaliação Institucional: as influências da relação público-privada na qualidade
educacional, tem como objeto de estudo a Coleção de Indicadores da Qualidade da
Educação (Indique), visando a analisar em que medida o Indique, enquanto ação
decorrente da relação público-privada no campo da autoavaliação, promove uma
cultura de participação na educação. Abordou-se, para tanto, a constituição histórica
do conceito de Qualidade, sua relação com a Avaliação da Educação, e a sistemática
de avaliação educacional no sistema de ensino brasileiro. O presente estudo objetiva
ainda conceituar a autoavaliação institucional como mecanismo de participação e de
melhoria na qualidade da educação, analisar a influência da relação público-privada
na formulação das políticas educacionais brasileiras, e analisar os documentos que
compõem a Coleção Indique para a Educação Básica, com foco sobre o princípio de
participação. Logo, adota-se como procedimento teórico-metodológico o
desenvolvimento de uma linha de pesquisa qualitativa, que perpassa por uma extensa
pesquisa bibliográfica, bem como a análise documental dos documentos da coleção.
A partir das análises realizadas, constatou-se que: i. a Coleção Indique da Ação
Educativa integra um conjunto de estratégias quanto à propagação de metodologias
e instrumentos padronizados e replicáveis que são fruto da relação público-privada,
sob a função ideológica de encobrir a capacidade do Estado de arcar com as
políticas sociais e gerar aceitação da sociedade, enquanto se efetiva o processo de
desresponsabilização do Estado para com os direitos sociais que lhes são atribuídos
constitucionalmente; ii. a Coleção Indique configura-se como um esforço da Ação
Educativa em fornecer metodologias de autoavaliação a todas as etapas da educação
básica, visto que, com linguagem clara e didática, os instrumentos são estruturados
sob dimensões, indicadores e questões que dão base para toda a condução da
autoavaliação institucional, desde as orientações iniciais e discussões sob o conceito
de qualidade, até a construção do plano de ações, divulgação dos resultados e
encaminhamento de questões às Secretarias de Educação, para contribuição junto
aos planos municipais e/ou estaduais de educação; iii. apesar de a coleção Indique
possuir uma considerável potencialidade na materialização e operacionalização da
autoavaliação institucional, há de se considerar que a consolidação de uma cultura de
participação está para além da realização da presença ou mobilização da comunidade
escolar para a autoavaliação, envolvendo o cotidiano escolar, a tomada de decisões
e o respeito à autonomia e às particularidades do contexto escolar. Sob essa lógica,
conclui-se que são muitos os esforços e influências da relação público-privada na
formulação das políticas públicas educacionais, inclusive no campo da autoavaliação,
uma vez que o respeito à democratização, autonomia e participação configuram-se
como um forte percurso para alcance da melhoria na qualidade educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA
Interno - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA
Externo à Instituição - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA - UFPA