Prorrogadas até o dia 24 de junho as inscrições para aluno (a) regular do Mestrado em Artes Cênicas

2024-06-14 17:42:00.829

Foram prorrogadas até o dia 24 de junho inscrições para processo seletivo com o objetivo de selecionar candidatos(as) para ingresso ao CURSO DE MESTRADO EM ARTES CÊNICAS, (Edital AGEUFMA Nº 32/2024)

O Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas tem entre os seus objetivos fomentar a formação de artistas, docentes e pesquisadores (as) capazes de atuar na criação, pesquisa e ensino no âmbito das artes; criar articulações entre a produção acadêmica e a produção artístico-cultural nacional e internacional, a partir dos convênios e parcerias estabelecidos; capacitar pesquisadores (as) para atuação no sistema de ensino superior, em instituições culturais e de pesquisa no campo das artes.

Estão disponíveis, no máximo, 13 vagas e podem se inscrever portadores (as) de diplomas de Graduação outorgados por Instituição de Ensino Superior (IES) com formação em qualquer área. Também podem se inscrever concluintes do curso de Graduação, mediante apresentação, no ato da inscrição, de declaração de previsão de conclusão do curso até a data da matrícula prevista no edital.

O Mestrado tem atuação na área de avaliação Artes, com a área de concentração em Artes Cênicas o PPGAC.

Dessa forma, o pré-projeto de pesquisa deve estar inserido em uma das 2 (duas) Linhas de Pesquisas do Programa:

Artes Cênicas, recepção e mediação cultural: Esta linha de pesquisa tem por objetivo a investigação sobre teoria e a prática dos processos pedagógicos e de mediação cultural nas artes cênicas. Através dos vínculos entre Teatralidade e Cultura, pontua-se a experimentação de processos de criação e seus procedimentos artísticos, pedagógicos e críticos conceituais. Esta linha abrange ainda a criação e recepção do texto e do espetáculo, bem como os estudos voltados à criação e a pedagogia da cena em contextos escolares e profissionais

Processos e Poéticas da Cena: Esta linha de pesquisa tem por objetivo a investigação sobre teoria e a prática da produção cênica em seus diversos aspectos, com ênfase no trabalho criativo e nos procedimentos dos profissionais da cena. Poéticas do corpo, do movimento, do teatro de animação, da encenação, do circo e da cena intermedial. O âmbito das pesquisas inclui aspectos fundamentais incluindo o discurso da crítica e da historiografia das artes cênicas. O teatro contemporâneo e os processos de montagem e atuação cênica. Como horizonte teórico, busca-se a articulação com diferentes abordagens, incluindo conceituações literárias, artísticas, filosóficas, antropológicas, estudos culturais e de gênero.

Link de acesso ao edital:

Mais informações:

e-mail secretaria.ppgac@ufma.br

site: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/programa/apresentacao_stricto.jsf?lc=pt_BR&idPrograma=1462

Instagram: https://www.instagram.com/ppgac.ufma/

Créditos da foto de divulgação:

Fotógrafa Tatiana Nahuz

Performer Leônidas Portela