Banca de DEFESA: FERNANDA LUCIA GADELHA SILVA

DISCENTE: FERNANDA LUCIA GADELHA SILVA
DATA: 28/06/2024
LOCAL: UFMA google meet
TÍTULO: “CORPOREIDADES EM FOCO: vivências corporais artísticas no IFMA”.
PALAVRAS-CHAVES: Corporeidade, Educação Profissional. Vivências Corporais Artísticas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Este estudo apresenta uma investigação sobre as vivências corporais artísticas no contexto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com foco nos campi Monte Castelo, Maracanã, Centro Histórico e Reitoria. O estudo visa analisar as vivências corporais artísticas, a importância e o impacto dessas práticas educacionais na formação dos discentes envolvidos nos processos educativos. A pesquisa foi embasada por uma revisão bibliográfica sobre corpo, corporeidade e percepção pelos sentidos, na perspectiva dos autores: David Le Breton (2016, 2016a); Michel Foucault (1997); Maurice Merleau-Ponty(1999); Roy Porter (1997), entre outros; além de uma pesquisa de campo realizada com docentes, em cada um dos campi citados e uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986), no Campus Centro Histórico, com discentes do 1º ano do ensino médio integrado dos cursos técnicos de Arte Visuais e Eventos, no período de outubro de 2022 a janeiro de 2023. Foram coletados dados, por meio de entrevistas, questionários, diário de bordo, registros fotográficos e audiovisual, que revelaram uma trajetória do ensino da Arte originada na Escola Técnica Federal, e atuante ao longo do tempo nessa Instituição, mesmo em meio a cenários políticos menos favoráveis. Também, constatou-se um interesse significativo dos discentes em relação às práticas corporais artísticas, bem como sua importância, na construção de conhecimento da corporeidade, sensibilidade e expressão artística. Os resultados apontam para a necessidade de valorizar e integrar essas vivências corporais artísticas de forma contínua e complementar às aulas de arte convencionais, visando enriquecer a experiência educacional dos discentes e promover um desenvolvimento integral.
Presidente - 3125273 - TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO
Interno - 529.230.883-87 - LUCIANA SILVA AGUIAR MENDES BARROS