Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA ALMEIDA DE SOUSA
2022-08-31 09:36:19.139
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA ALMEIDA DE SOUSA
DATA: 31/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E AS CONCEPÇÕES DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA MARANHENSE
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de leitura; Concepções de linguagem; Efeito de sentido;
Ensino de língua portuguesa.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: A presente dissertação em desenvolvimento que tem como objeto de estudo os efeitos
de sentido, consiste em uma investigação que aborda como temática o ensino de língua
portuguesa e as concepções de leitura e escrita na escola maranhense. Tomando
enquanto questão norteadora: Como os efeitos de sentido projetados pelas concepções
de linguagem e de leitura atravessam as práticas de linguagem estabelecidas pelo
Documento Curricular do Território Maranhense prescritos nas orientações do
componente de língua portuguesa interferem nas escolhas didático metodológicas do
professor?, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar os efeitos de sentido das
concepções de linguagem e de leitura presentes nas orientações do componente
curricular de língua portuguesa das series finais do ensino fundamental no DCTMA,
investigando como se constitui a materialidade desses efeitos de sentido no documento.
Além de especificadamente: verificar como se constitui a concepção enunciativa-
discursiva nas práticas de linguagem presentes nos planos de aula e no organizador
curricular do componente de língua portuguesa no DCTM; analisar o efeito de sentido
das concepções de linguagem e de leitura presentes nas práticas de linguagem prescritas
no DCTM buscando compreender a relações que estas estabelecem com o a leitura na
escola. É um estudo qualitativo, de natureza teórica e analítica, que aborda o caráter
descritivo na medida em que buscamos responder ao problema de pesquisa situamos
nossas discussões no campo da Análise do Discurso AD de orientação francesa,
disciplina interpretativa que evidencia a materialidade linguístico-histórica, que a partir
dos estudos de Pêcheux (2008, 2014) propõe a reflexão sobre a linguagem tendo suas
bases fundadas no desconforto de não se ajeitar nas evidências e no lugar já-feito, nos
conceitos de formação discursiva de Foucault (2008), de concepções de linguagem de
Geraldi (2005), dos conceitos de Coracini (1995, 2005) acerca das concepções clássicas
de linguagem, bem como os conceitos de leitura de Chartier (2004) entre outros autores
que coadunem com os pressupostos teóricos da AD francesa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 700.965.201-59 - JOSE ANTONIO VIEIRA
Externo à Instituição - ERNESTO SERGIO BERTOLDO - UFU
Externo à Instituição - FABÍOLA DE JESUS SOARES SANTANA - UEMA