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Banca de QUALIFICAÇÃO: YNNARA SOARES REIS

2024-07-11 08:59:53.425

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YNNARA SOARES REIS
DATA: 22/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE AULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/BACABAL
TÍTULO: A literacia no livro didático "A conquista: Língua portuguesa" - Estudo das práticas de leitura a partir do gênero conto.
PALAVRAS-CHAVES: Conto; Livro Didático de Língua Portuguesa; Ensino e aprendizagem.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: No ensino das disciplinas que compõem o currículo escolar, largo é o tempo em que o professor utiliza o livro didático tanto em sala de aula quanto no seu planejamento. Sendo um dos principais instrumentos para facilitar a aprendizagem dos conteúdos, das competências e habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas no processo educativo. Refletindo sobre isso, atrelado à nossas práticas de sala de aula, apresentaremos neste trabalho os dados referentes à Literacia presente no livro didático A conquista: Língua Portuguesa (Carpaneda, 2021), destinado ao 2º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais. Nossa questão norteadora consiste em: Como são propostas e desenvolvidas as habilidades de Literacia, dentro desse Livro Didático de Língua Portuguesa-LDLP, mais especificamente a partir do gênero conto? Visamos de modo geral descrever como a autora aborda a Literacia no LDLP por meio da organização do sumário e das atividades propostas, para podermos avaliar se há uma aprendizagem efetiva da língua materna. Para tanto, objetivamos: (i) observar como o gênero conto foi planejado para servir como estimulo à leitura, produção textual e conhecimento de estruturas linguísticas ao longo do LDLP; (ii) compreender de que forma e em que medida a Literacia se faz presente no processo de alfabetização e leitura em sala, a partir da constituição da unidade 3: “Contos de hoje e de sempre” e da unidade 8: “o que será?”; (iii) analisar a presença e o direcionamento das habilidades de Literacia nas atividades propostas, nos textos e elementos multissemióticos. Para atingirmos as metas aqui postas, nossos procedimentos metodológicos fundamentam-se na pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, de modo que analisamos o livro didático de Língua Portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental e para tal ação nos embasamos na teoria da Literacia, do gênero textual (e narrativo) conto, da teoria referente ao livro didático, e das questões e constituições presentes em sala de aula que permeiam as teorias em destaque, sendo a sala de aula nosso local de atuação profissional. Nosso referencial teórico inicialmente se constitui da teoria voltada à Literacia: Bunzen (2019), Kishimoto (2010), Soares (2021 e 2023), Kleiman (1995), Trindade (2002) e Brasil (2019), da teoria do gênero textual-discursivo: Moisés (2004 e 2012), Bezerra (2022), Bakhtin (2016), Machado (2005), Köche e Marinello (2015), Marcuschi (2008) e Hilda (2019), e das teorias envolvendo a prática de sala de aula e a construção histórica-social do LDLP, a serem descritos futuramente. Preliminarmente consideramos que compreender as constituições das estratégias de leitura e literacia podem colaborar para a melhora do desenvolvimento de leitura e escrita nos anos iniciais, para a formação dos alunos enquanto sujeitos leitores e autores de suas histórias, para a organização de estratégias de alfabetização, além de contribuir no trabalho docente e auxiliar no processo de aprendizagem e ensino de gêneros textuais
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2487640 - HELOISA REIS CURVELO
Interno - 1675799 - PAULO DA SILVA LIMA
Externo à Instituição - HERODOTO EZEQUIEL FONSECA DA SILVA - UFPA

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