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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON SOUSA DE ARAUJO

2024-07-19 11:55:30.492

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON SOUSA DE ARAUJO
DATA: 09/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/uvb-hoqk-odr
TÍTULO: APONTAMENTOS DE RACISMO NA OBRA ONE PIECE, DE EIICHIRO ODA
PALAVRAS-CHAVES: Racismo estrutural; One Piece; Eiichiro Oda; Cultura pop; mangá.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO: Esta dissertação objetiva refletir sobre as questões representacionais do racismo e suas implicações estruturais em literatura de origem oriental, mais especificamente, no mangá shônen One Piece, escrito e ilustrado pelo mangaká e roteirista Eiichiro Oda. Para este fim, a argumentação será pautada nas ideias dos autores Giovana Santana Carlos (2009), Janete L. Santos (2011), Sandra Aparecida Lima Silveira Farias (2013) e Joseph Campbell (1949), Nelly Novaes Coelho no livro Literatura Infantil (2000), Sonia B. Luyten em Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses (2000), Janet H. Murray em Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço (2003), Arlindo Machado em Regimes de imersão e modos de agenciamento (2002), João Massarolo em Imersão em realidades ficcionais (2014), Natália Aly em Um breve apanhado da técnica de imersão na história da cinematografia (2014), Wilma Patricia Marzari Dinardo Maas em O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura (2000), Alfons Moliné em O Grande Livro dos Mangás (2004), Franco Moretti O romance de formação (2020), dentre outros, para primeira compreensão sobre as particularidades, modos de expressão e importância da cultura narrativa japonesa para esta pesquisa e contemporaneidade. Ainda, passaremos pelas obras de Stuart Hall em A identidade cultural na pós-modernidade (2006), Kanbengele Munanga em Negritude: usos e sentidos (2009), Frantz Fanon em Pele negra máscaras brancas (2008), Sílvio Almeida e seu livro O que é racismo estrutural (2019), Homi Bhabha em O local da cultura (1998) e Isabelle Lopes Bitarães Ribeiro com Racismo sem racistas: entendendo o racismo estrutural (2019) em intenção de destrinchar os conceitos de identidade, identidade negra para finalmente chegar às salientações sobre o racismo estrutural. Desta maneira, será possível verificar de que maneira as concepções trazidas pelos autores é observável no objeto desta pesquisa. Sob este foco, serão analisados não apenas os conteúdos escritos, mesmo estes tendo fundamental importância para cruzamento de ideias e formação de paralelos com a realidade, mas também, as imagens e todo conteúdo não escrito, ao perceber o mangá como um texto multimodal, onde a maior importância não está no texto ou nos desenhos, mas sim, na ligação e enriquecimento de sentidos proporcionados pelo conjunto dos dois. Além disso, perscrutando as formas que Eiichiro Oda discorre sobre o racismo em seu mangá, verificando nele o impacto político-social dos discursos antirracistas em questões que tangem desde a construção da história do mundo de One Piece, até as maneiras que o autor apresenta as personagens e seus papéis sociais, a forma que são vistos, e até mesmo escritos por ele. Logo, investigar os reflexos da conjectura sincrônica da escravização do povo negro, seus produtos e cicatrizes nas observações e apontamentos do autor no contexto da “Terra do Sol Nascente”. Assim, tendo como objetivo geral desta perquirição dissertar sobre a representação do racismo na literatura oriental no gênero textual mangá. Em detrimento disso, é necessário tratar sobre o gênero textual mangá, sua importância e impacto social na cultura contemporânea. Visando ainda, demonstrar que obras de ficção da cultura “pop” podem ter grande importância na difusão de causas sociais. Portanto, ao final desta pesquisa alguns resultados são esperados. O primeiro deles, é conseguir justificar o gênero textual mangá como um objeto de pesquisa viável para pesquisas acadêmicas. Ainda, ao final desta dissertação, imagina-se ter comprovado os possíveis paralelos que a obra de One Piece estabelece com nossa realidade, e provado a existência de críticas ao racismo, suas causas e configurações nas páginas e entrelinhas da obra de Eiichiro Oda.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 797.148.381-34 - CACIO JOSÉ FERREIRA
Interno - 1398899 - LUCELIA DE SOUSA ALMEIDA
Externo à Instituição - FRANCISCO ALVES GOMES - UFRR

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