Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: JOICE REGINA LEITE PINTO DATA: 14/10/2024 HORA: 16:00 LOCAL: Google Meet TÍTULO: Hermenêutica Filosófica, Educação e Decolonialidade: Uma fusão de horizontes PALAVRAS-CHAVES: Hermenêutica; Tradição; Educação; Decolonialidade PÁGINAS: 82 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: Filosofia RESUMO: A hermenêutica, como filosofia da interpretação e compreensão, oferece ferramentas para a análise das experiências formativas do ser humano. Neste contexto, a interseção entre hermenêutica, educação e decolonialidade implica na desconstrução de saberes. Este estudo tem como objetivo explorar as potenciais contribuições da hermenêutica de Hans Georg Gadamer para um diálogo voltado à decolonialidade. A abordagem gadameriana da hermenêutica surgiu como uma crítica aos padrões da racionalidade moderna, período em que, segundo o filósofo alemão, houve um desapreço pela tradição em prol de uma supervalorização da cientificidade. Por outro lado, a educação decolonial busca resistir às estruturas impostas pelo colonialismo, pois o processo de colonização baseado na construção de identidades sociais e, consequentemente, em desigualdades sociais, devido a uma dominação cultural, política e econômica que persiste até os dias atuais. Portanto, a interação entre hermenêutica e educação decolonial ressalta a necessidade de um processo formativo autêntico, que descolonize saberes, valorize a tradição e promova o diálogo intercultural. Isso culmina em uma educação crítica, diversificada e democrática. MEMBROS DA BANCA: Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA Presidente - 407368 - ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR Externo à Instituição - GUSTAVO SILVANO BATISTA - UFPI