???iracessibilidade???

DISCENTE: GILZA DE FATIMA SANTIAGO NASCIMENTO
DATA: 28/08/2024
LOCAL: google-meet
TÍTULO: LIBERDADE E INTERSECCIONALIDADE EM ANGELA DAVIS COMO REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA GRADUAÇÃO DE FILOSOFIA
PALAVRAS-CHAVES: Liberdade. Interseccionalidade. Ensino de Filosofia. Decolonialidade.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: A pesquisa dissertativa de caráter histórico-crítico consistiu no acolhimento, através de uma cartografia epistêmico-filosófica de Angela Davis, buscando o reconhecimento de sua obra, identificando pontos relevantes para o tema escolhido: Liberdade e Interseccionalidade em Angela Davis como representatividade negra na graduação de Filosofia. A dissertação explora a filosofia da práxis de Davis, sua abordagem interseccional sobre temas como raça, classe e gênero, a representatividade negra e o ensino de filosofia no âmbito superior. Em sua obra Mulheres, Raça e Classe, Davis aborda a interseccionalidade como ponto crucial para compreender as demandas enfrentadas por todas as minorias. Para ela, reconhecer a relevância de todas as lutas é necessário para o enfrentamento das injustiças sociais. Sua abordagem pela liberdade propõe uma análise crítica, considerando fatores históricos e contextuais relevantes em sua jornada, como se pode perceber ao ler sua biografia. Davis questiona o encarceramento massivo direcionado ao povo negro dos Estados Unidos como um projeto que denota o racismo sistêmico das instituições. Nesta pesquisa, observamos ainda a manutenção da violência pelo poder exercido através da colonialidade, prática com raízes históricas no colonialismo, que engendra desigualdades. É necessário uma postura combativa acerca disso, algo a ser implementado no ensino de filosofia por meio da interseccionalidade proposta por Davis, utilizando um ensino decolonial que possa abordar os problemas da atualidade com criticidade e consistência crítica e histórica.
Externo à Instituição - FRANCISCO JOZIVAN GUEDES DE LIMA - UFPI
Presidente - 2732945 - JOSE HENRIQUE SOUSA ASSAI