Banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO: NATHÁLIA SILVA BATISTA

2024-05-16 15:27:14.307

Uma banca de PROPOSTA DE TESE/DISSERTAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHÁLIA SILVA BATISTA
DATA: 24/05/2024
LOCAL: Sala de aula do Prédio de Empreendedorismo
TÍTULO: Estudo da diversidade de liquens como bioindicadores da qualidade do ar em São Luís-MA utilizando uma abordagem de ciência cidadã
PALAVRAS-CHAVES: Fungos liquenizados, Indicadores Biológicos, iNaturalist
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO: O projeto propõe o treinamento de estudantes do ensino médio para coletar dados fotográficos relevantes de líquens através do iNaturalist, analisar suas características morfológicas e químicas para validar as informações obtidas, e determinar seu potencial como bioindicadores da qualidade do ar. O iNaturalist é uma ferramenta amplamente utilizada em projetos de ciência cidadã, oferecendo uma interface virtual intuitiva e um recurso de inteligência artificial para identificação de espécies. As observações registradas no aplicativo incluem georreferenciamento, permitindo o mapeamento da diversidade de espécies e sua relação com a qualidade do ar em diferentes áreas. No entanto, estudos apontam para a baixa qualidade dos dados coletados na plataforma, especialmente de organismos como os liquens. Estes são compostos por fungos e algas/cianobactérias e reconhecidos como eficientes indicadores biológicos da qualidade ambiental, embora sejam muitas vezes negligenciados por profissionais e leigos, devido à falta de estudos, particularmente no Brasil e no Maranhão. Espera-se que o projeto integre o iNaturalist como uma ferramenta confiável para compilar dados sobre a diversidade de líquens, envolvendo o público na pesquisa e incentivando o interesse dos alunos pela ciência, contribuindo para a construção de um ambiente urbano mais sustentável.
Interno - 1729838 - MARIANNA BASSO JORGE
Externo à Instituição - PERLA LOPES DE FREITAS - IEMA