Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CRISTINA DE CASTRO SOUZA
2019-04-22 09:37:54.229
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA CRISTINA DE CASTRO SOUZA
DATA: 26/04/2019
HORA: 15:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: QUESTÃO ÉTICO-POLÍTICA E FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: uma análise de projetos político-pedagógicos no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Questão Ético-político. Formação profissional. Serviço Social. Ensino superior.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre a questão ético-política na formação profissional em Serviço
Social no contexto da expansão do ensino superior na particularidade do
Maranhão, com base em uma análise de projetos político-pedagógicos de
Cursos de Serviço Social no estado. Consoante as transformações
orquestradas pelo capitalismo sob o neoliberalismo, a reforma educacional do
ensino superior, enquanto projeto de educação, se expressou em uma
expansão do ensino privado e da modalidade de ensino à distância
principalmente para bacharelados. Como parte de uma estratégia global,
organismos internacionais orientam os países de economia dependente a uma
formação profissional funcional aos interesses da expansão do capital
desprovida de compromisso com a formação do pensamento crítico, assentada
no aulismo que privilegia o ensino, dissociado da pesquisa e da extensão.
Com o objetivo de compreender esse processo e sua incidência na questão
ético-política em Serviço Social, procedeu-se estudo teórico bibliográfico e
análise de projetos político-pedagógicos de cursos de Serviço Social no
Maranhão, tentando resgatar os elementos de construção ético-política
necessários ao Serviço Social e sua correspondência na formação profissional,
ao tempo em que se analisa as Instituições de Ensino Superior nas diversas
modalidades existentes, afim de desvelar as concepções e projetos político-
pedagógicos propostos para os cursos de Serviço Social no Maranhão. Os
resultados estão apresentados em três capítulos. O primeiro aponta
fundamentos históricos para pensar a questão ético-política e o
desenvolvimento humano. O segundo faz uma reflexão e aponta tendências
sobre a formação profissional em Serviço Social e a construção ético-política
no ensino superior no Maranhão. O Terceiro apresenta a análise dos projetos
pedagógicos das propostas curriculares dos cursos de graduação em Serviço
Social no Maranhão e aponta elementos para problematização da questão
ético-política na formação profissional em Serviço Social.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA
Presidente - 027.495.303-00 - JOSEFA BATISTA LOPES - UFMA
Externo ao Programa - 3865014 - MARIANA CAVALCANTI BRAZ BERGER