Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA DE ALMEIDA ARAUJO
2020-06-08 13:58:17.256
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA DE ALMEIDA ARAUJO
DATA: 22/06/2020
HORA: 15:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS (VIA ONLINE)
TÍTULO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: as condições de acesso e permanência de discentes surdos ou com deficiência auditiva na Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Discentes Surdos. Discentes com deficiência
auditiva. Acesso e Permanência. Educação Inclusiva.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Pessoas com deficiência têm lutado continuamente por direitos para exercerem suas
cidadanias e, por isso, vêm alcançando algumas vitórias, dentre elas a implementação
de políticas públicas no âmbito educacional. Nesse contexto, a Legislação Federal
brasileira vem criando mecanismos que visam a eliminação e/ou minimização da
exclusão social, educacional e profissional das referidas pessoas. Nesse sentido, o
presente estudo, intitulado Educação Inclusiva no Ensino Superior: as condições de
acesso e permanência de discentes surdos ou deficientes auditivos na Universidade
Federal do Maranhão, objetiva conhecer e descrever as percepções dos discentes
surdos da UFMA em relação às condições de acesso e permanência na Educação
Superior. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com
abordagem qualitativa, no Campus Dom Delgado, em São Luís/MA, no período de
agosto a outubro de 2019. Participaram da pesquisa 11 discentes da UFMA,
matriculados nos seguintes cursos: Letras Libras, Pedagogia, Psicologia, Turismo,
Odontologia, Teatro e Matemática. Sete são surdos e quatro têm deficiência auditiva;
quatro pertencem ao sexo masculino e sete ao sexo feminino, com faixa etária entre
19 e 43 anos. Os dados foram coletados somente após a autorização do
CEP/CONEP/UFMA nº 3.408.877, de 24/06/2019, por meio de entrevistas
semiestruturadas, com aplicação de um roteiro contendo 15 questões relacionadas ao
ingresso e à permanência na educação superior no contexto da Educação Inclusiva.
As entrevistas ocorreram com a mediação de um intérprete de Libras e foram filmadas
com a autorização prévia dos participantes. Os achados da pesquisa correspondem
aos fatos de que a maioria dos discentes surdos e/ou com deficiência auditiva:
ingressou na UFMA por meio de cotas e/ou reserva de vagas; escolheu os cursos de
graduação por interesse pessoal e/ou profissional; sente-se bem na educação
superior; consegue se comunicar com os colegas ouvintes; só consegue se comunicar
com os docentes e participar durante as aulas com a mediação dos intérpretes de
Libras; conhece seus direitos de discentes surdos e/ou com deficiência auditiva na
educação superior; não vem recebendo atendimento educacional especializado e o
processo ensino-aprendizagem não vem atendendo suas necessidades educacionais
específicas; precisa melhorar em suas aprendizagens; os conhecimentos adquiridos
em seus cursos de graduação irão contribuir com suas inserções no mundo do
trabalho; a maioria dos docentes não está capacitada para o processo ensinoaprendizagem de discentes surdos e/ou com deficiência auditiva; a maioria das
metodologias utilizadas em sala de aula não contempla as necessidades educacionais
específicas dos discentes surdos e/ou com deficiência auditiva; a UFMA carece de um
quantitativo maior de docentes e demais profissionais do processo ensinoaprendizagem, qualificados no contexto da Educação Inclusiva, que saibam Libras,
assim como de mais intérpretes em Libras.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Interno - 1097118 - MARIA EUNICE FERREIRA DAMASCENO PEREIRA
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI