Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVAN WILSON FERREIRA PINTO
2022-04-25 07:58:43.759
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVAN WILSON FERREIRA PINTO
DATA: 25/04/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS (PROEJA): uma avaliação do processo de implementação no Instituto
Federal do Maranhão a partir da experiência do campus São Luís- Monte Castelo -
Ma
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Implementação, Educação de Jovens e Adultos,
Políticas Públicas de Educação.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: O objetivo principal desta tese é realizar uma avaliação de implementação do
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica
na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no município de Açailândia Ma.
Realizamos um breve resgate histórico da Colônia ao Estado Republicano, com
destaque para o governo do presidente Lula onde o PROEJA foi criado inicialmente
com o Decreto 5.478/2005, e depois ampliado com promulgação do Decreto
5.840/2006. Com esse programa o governo buscou modificar o dualismo estrutural
que sempre marcou historicamente a educação brasileira, ofertando na Rede
Federal de Educação Tecnológica através dos Institutos Federais (IFs) uma
educação integral àqueles que desprovidos de educação profissional e educação
básica pudessem ser reinseridos através de uma educação cidadã no mundo do
trabalho. Assim, apresentamos a região em que foi instalada a UNED, realizando
uma caracterização socioeconômica apontando para os principais eixos produtivos
do município, buscando identificar as relações entre os eixos tecnológicos e os eixos
produtivos, para entendermos a oferta dos cursos técnicos no Campus Açailândia e
analisarmos a importância dessa política de expansão em sua tentativa de dinamizar
os arranjos produtivos locais. Definimos como percurso metodológico, a adoção do
materialismo dialético, dada a forma dinâmica como compreendemos os fenômenos
sociais, adotamos ainda a pesquisa social e neste caso, a pesquisa avaliativa de
políticas e programas sociais. Como técnicas de pesquisa realizamos pesquisa
bibliográfica em livros, sítios e revistas especializadas. Para o estudo empírico
adotamos no processo de coleta de dados as técnicas de entrevista e grupos focais,
onde tivemos a possibilidade de interagir com diversos sujeitos da pesquisa para
captar as diferentes percepções acerca do programa. Por fim, tivemos a
possibilidade de alcançarmos algumas conclusões importantes acerca do programa
e sua eficácia por meio da análise das seguintes dimensões a) sistema gerencial; b)
processos de seleção (implementadores e beneficiários) e divulgação e informação;
c) Sistema de Capacitação; d) processos de monitoramento e avaliação interno e
sistemas logísticos\operacionais. Conforme, os dados analisados, tivemos a
possibilidade de perceber que o PROEJA apresentou diversos problemas na sua
execução, principalmente com a ausência de certas condições mínimas para o
funcionamento inicial. Depois, identificamos diversas dificuldades existentes no
processo de implementação, nas escolhas realizadas pelos implementadores. Mas,
superada as dificuldades o programa tem conseguido alguns resultados com a sua
proposta integrada de educação técnica e profissional, a qual permite para muitos
melhorar sua posição na ocupação e alguns a retomada dos estudos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDINOLIA LIMA PORTELA - UFBA
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA
Presidente - 407146 - VALERIA FERREIRA SANTOS DE ALMADA LIMA