Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLENE CORREA TORREAO
2023-12-12 08:39:17.062
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENE CORREA TORREAO
DATA: 13/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet (online)
TÍTULO: "FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL SOB AS REFORMAS NEOLIBERAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: tendências entre a formação por competência e a formação humano-genérica."
PALAVRAS-CHAVES: Reformas Neoliberais; Projetos Educacionais em Confronto;
Formação por competência; Formação Humano-genérica.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre a formação profissional em Serviço Social, demarcada no
confronto entre a sustentação do projeto pedagógico-crítico preconizado pela
ABESS/1996 e projeto neoliberal da educação superior no Brasil no atual
contexto de crise do capital. Procura captar o nexo orgânico entre trabalho,
educação e formação, particularizado no conjunto do movimento de
recomposição da base material e sustentação da hegemonia do capital, que
materializas na reestruturação do processo de produção e de trabalho e nas
políticas de ajuste neoliberais exprimem novos conteúdos aos processos
formativos, colocando a necessidade de (re) adequações dos sistemas
educacionais. Desenvolve a ideia de que a educação como prática social,
apresenta-se erigida no âmbito da luta de classe, figurados em projetos
educacionais e societários antagônicos, em permanente confronto. Analisa que
o projeto alçado pelo capital, requisita um novo perfil de trabalhador: da
qualidade total, polivante, flexível, pressionando os sistemas educacionais a
disporem deste homem de novo tipo. Nesse quadro, os pressupostos da
formação assentam-se em novos parâmetros, mediante a concepção da
formação por competência. Num espaço de contradição, no âmbito da crise de
hegemonia na atualidade, destaca que é possível desenvolver um projeto de
educação que tenha como centralidade o atendimento das necessidades da
classe trabalhadora, em que a questão da educação se coloca como elemento
essencial na construção de uma formação humano-genérica. O Serviço Social
pela função educativa que exerce na sociedade se vincula contraditoriamente à
luta de hegemonias políticas, sendo permanentemente desafiado a contribuir
no processo de unificação da teoria e prática nas condições objetivas de sua
inserção nas relações sociais, na perspectiva dos interesses das classes
subalternas. Problematiza que a formação profissional em Serviço Social
inserido nesta totalidade, é fortemente impactada, particularmente com o
avanço da formação na modalidade à distância, que objetivada como tendência
predominante no ensino superior, desconfigura e rebaixa a qualidade da
formação pretendida na direção das Diretrizes Curriculares da ABESS/1996 e
do projeto ético-político profissional. Por fim, analisa que as reformas
neoliberais para a educação superior e seus rebatimentos no Serviço Social,
acirram contradições ao processo de formação efetivado pelas Unidades de
Formação Acadêmicas que partir dos amplos desvirtuamentos pelas Diretrizes
Vigentes do CNE/2002, tenciona os cursos entre a materialização da formação
por competência com o retorno da formação pragmática-instrumental; e a
perspectiva da formação humano-genérica, contribuindo para o
estabelecimento de uma nova cultura, no movimento de constituição da classe
subalterna como força hegemônica - que supõe a unificação da teoria e prática,
como devir histórico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU
Interno - 095.430.233-87 - FRANCI GOMES CARDOSO
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA
Externo ao Programa - 3175123 - SELMA MARIA SILVA DE OLIVEIRA BRANDAO