Banca de DEFESA: MARLENE CORREA TORREAO
2024-01-15 13:38:19.137
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENE CORREA TORREAO
DATA: 22/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL SOB AS
REFORMAS NEOLIBERAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL:
tendências entre a formação por competência e a formação na perspectiva
humano-genérica
PALAVRAS-CHAVES: Reformas Neoliberais; Projetos Educacionais em
Confronto; Diretrizes Curriculares; Formação por
competência; Formação na perspectiva Humano-genérica.
PÁGINAS: 218
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre a formação profissional em Serviço Social, demarcada no
confronto entre a sustentação do projeto pedagógico-crítico preconizado pela
ABESS/1996 e o projeto neoliberal da educação superior no Brasil no atual
contexto de crise do capital. Procura captar o nexo orgânico entre trabalho,
educação e formação, particularizado no movimento de recomposição e
sustentação da hegemonia do capital, que materializadas na reestruturação do
processo de produção e de trabalho e nas políticas de ajuste neoliberais
imprimem novos conteúdos aos processos formativos, colocando a
necessidade de (re) adequações dos sistemas educacionais. Desenvolve a
ideia de que a educação como expressão da práxis social, apresenta-se erigida
no âmbito da luta de classe, figurada em projetos antagônicos vinculados aos
projetos societários em permanente confronto. Analisa que a atual
reestruturação da produção e do trabalho implementada pelo capital, requisita
um novo perfil de trabalhador compatível à chamada cultura da qualidade total,
portanto, polivante, flexível, que pressiona os sistemas educacionais à
formação deste homem de novo tipo. Nesse quadro, os pressupostos da
formação assentam-se nos parâmetros, postos pela ideologia da competência.
Entretanto, nas contradições da crise de hegemonia na atualidade, destaca um
projeto de educação orientado pela necessidade histórica da emancipação da
classe trabalhadora base emancipação da humanidade - ao qual se vincula a
construção de uma formação profissional na perspectiva humano-genérica. O
Serviço Social pela função educativa que exerce na sociedade se vincula
contraditoriamente à formação da cultura na luta de hegemonias políticas, é
permanentemente desafiado a contribuir no processo de unificação da teoria e
prática como devir histórico (GRAMSCI, 1999) nas condições objetivas de sua
inserção nas relações sociais, na perspectiva dos interesses das classes
subalternas. Problematiza que a formação profissional em Serviço Social
inserida nesta totalidade, é fortemente impactada, particularmente com o
avanço da formação na modalidade à distância, que objetivada como tendência
predominante no ensino superior, desconfigura e rebaixa a qualidade da
formação pretendida na direção das Diretrizes Curriculares da ABESS/1996 no
âmbito do projeto ético-político profissional. Por fim, com base na
particularidade da formação profissional no Maranhão analisa que as reformas
neoliberais para a educação superior acirram no Serviço Social as
contradições do processo de formação refletidas nas tensões entre duas
diretrizes curriculares: ABEPSS/1996 e CNE/2002, e assim, tensionam esse
processo entre a materialização da formação por competência com o retorno
da formação pragmática-instrumental e a perspectiva da formação humano-
genérica, vinculada à organização de uma nova cultura, no movimento de
constituição da classe subalterna como força hegemônica - que supõe
a unificação da teoria e prática, como devir histórico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1851499 - ANNOVA MIRIAM FERREIRA CARNEIRO
Interno - 095.430.233-87 - FRANCI GOMES CARDOSO
Presidente - 125.423.423-34 - MARINA MACIEL ABREU
Interno - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA
Externo ao Programa - 3175123 - SELMA MARIA SILVA DE OLIVEIRA BRANDAO