???iracessibilidade???

DISCENTE: GLEISA CAMPOS
DATA: 15/08/2024
LOCAL: Programa de Pós - Graduação em Políticas Públicas
TÍTULO: UM FANTASMA RONDA O SERVIÇO SOCIAL: expressões do conservadorismo reacionário nas demandas em saúde durante a pandemia de COVID-19 no Maranhão (2020-2022)
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Único de Saúde; COVID-19; Serviço Social; Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: A pandemia de COVID-19 impôs grandes desafios aos sistemas e profissionais de saúde ao redor do mundo. No Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) foi a principal via de resposta do Estado às demandas, mesmo após décadas de ataques perpetrados pela contrarreforma de orientação neoliberal implementada no Estado Brasileiro mais fortemente a partir da década de 1990, expressão do projeto capitalista de sociedade e privatista de política sociais. O golpe parlamentar-jurídico- militar e midiático de 2016 é marco histórico de um levante ultraliberal de caráter conservador-reacionário que se abateu sobre o Brasil no lastro do recrudescimento do conservadorismo no mundo. A pandemia evidenciou e acirrou essa dinâmica no país. Entre os/as profissionais convocados à linha de frente do combate à pandemia estiveram os/as assistentes sociais, categoria orientada por um Projeto Ético-Político contrário à lógica capitalista de sociedade. Nesse contexto, ganha importância estratégica a atuação das Comissões de Fiscalização e Orientação dos Conselhos Regionais de Serviço Social, as quais orientam e fiscalizam o exercício profissional na perspectiva da defesa do Projeto Ético-Político da categoria. O estudo desses fenômenos é oportuno e de grande relevância social, assim como de especial importância política e científica para o Serviço Social, para a Política de Saúde, para os usuários e usuárias do SUS, bem como para a comunidade científica representada pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. O objetivo desta pesquisa é analisar as expressões do acirramento do conservadorismo-reacionário no Brasil nas demandas direcionadas aos/às assistentes sociais do Maranhão durante a Pandemia de COVID-19 (2019-2022). É uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com elementos quantitativos, realizada na Comissão de Orientação e Fiscalização do CRESS/MA. Membros fiscais dessa Comissão foram participantes do estudo. Para coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas realizadas entre 23/01/2023 e 27/01/2023. A pesquisa possuiu financiamento próprio.
Presidente - 2336902 - CLEONICE CORREIA ARAUJO
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA