Banca de DEFESA: RUANITA COSTA MACEDO
2020-07-16 17:49:26.857
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUANITA COSTA MACEDO
DATA: 30/12/2020
HORA: 09:30
LOCAL: PPGE UFMA
TÍTULO: "ATITUDE INVESTIGATIVA: uma análise do espaço da pesquisa na escola básica".
PALAVRAS-CHAVES: Atitude investigativa. Pesquisa. Educação básica.
PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação buscou analisar o espaço da pesquisa no contexto da escola básica,
compreendendo a dinâmica da atitude investigativa na profissão docente. Para isso foi necessário
interpretar as concepções de pesquisa e escola presentes no discurso das professoras, da
coordenadora pedagógica e da gestora geral da escola campo, descrever as práticas pedagógicas,
além de identificar as prescrições de atividades de pesquisa nos documentos orientadores da
política educacional do Brasil e seus desdobramentos. O palco das primeiras discussões sobre o
professor como pesquisador, que articula ensino e pesquisa no contexto da escola básica situa-se
na Inglaterra, na década de 60. Movimentos semelhantes ocorreram em outras partes do mundo
e, no Brasil, a iniciativa foi da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no ano de 1992, que em
parceria com a Secretaria Municipal organizaram um curso que veio dar valor acadêmico às
inquietações dos/as professores/as da escola básica. Dessa forma, os estudos acerca da atitude
investigativa são relevantes, pois revelam o sentido que o/a professor/a atribui a sua própria
prática nos diversos contextos e possibilidades das práticas pedagógicas. Trata-se de uma postura
com sentido, na vivência do profissional com compromisso político e que tem na pesquisa a
construção e desconstrução de sua própria prática pedagógica ao longo do processo de construção
do conhecimento profissional docente. Autores/as brasileiros como Demo (2004, 2011), Pereira
(2008), Arroyo (2003), Franco (2012) e André (2010) são alguns dos principais que
fundamentam as análises ao longo do trabalho, no âmbito internacional encontram-se estudiosos
como Alarcão (2000) e Beillerot (2012). Os referenciais teóricos mencionados investigam acerca
da pesquisa, formação, prática pedagógica e o direito a educação para sustentar as discussões do
estudo. Esta pesquisa foi respaldada também na pesquisa documental com a análise da LDBEN
(1996), do PNE (2014), do PEE (2014) do Estado do Maranhão e do PME (2015) de São Luís,
das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e para a
Educação Básica (2010), dos PCN (1997) e do PPP (2007) da escola campo que tem como
diferencial um dos resultados mais elevados do IDEB da capital. A pesquisa contou com a
participação de nove sujeitos, atuando nas funções de docência, coordenação e direção geral da
escola campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e uma
adaptação da pesquisa de abordagem qualitativa proposta por Bicudo (2011) como técnica de
análise dos dados. Constatou-se que o espaço da pesquisa na escola básica situa-se na estrutura
física da instituição e na prática pedagógica dos sujeitos que constroem a escola diariamente. O
primeiro aspecto refere-se ao lugar próprio de construção do conhecimento como a sala de aula
e a biblioteca e na prática pedagógica destaca-se a elaboração do PPP, os planos de ensino, bem
como os momentos formativos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DOLORES CRISTINA SOUSA - UEMA
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Interno - 1145722 - MARIA DE FATIMA RIBEIRO FRANCO LAUANDE
Interno - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM - UFMA