Banca de DEFESA: LUZIA DA CONCEICAO AZEVEDO REIS
2020-12-28 10:38:56.329
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIA DA CONCEICAO AZEVEDO REIS
DATA: 29/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: PPGE/ de Forma Remota
TÍTULO: "A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO".
PALAVRAS-CHAVES: Docência em Matemática. Ensino Médio integrado à Educação
Profissional. Prática docente.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação
Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Maranhão. Aborda a docência em matemática no Ensino Médio integrado à educação
profissional, particularmente nos Cursos Técnicos de Administração e Meio Ambiente
do Colégio de Aplicação em São Luis-Ma, no período entre 2017 a 2019. Tem como
objetivo geral analisar a docência em matemática nos Cursos Técnicos de
Administração e Meio Ambiente no contexto da escola. Como objetivos específicos,
caracterizar a docência em matemática nos cursos técnicos, compreender os
fundamentos da educação profissional integrada ao Ensino Muédio, identificar as
concepções teóricas metodológicas que orientam a docência em matemática e
apreender elementos que contribuem ou dificultam o exercício da docência em
matemática nos cursos estudados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por
possibilitar, segundo Bogdan e Biklen (1994) possibilitar aos sujeitos apresentarem
sua perspectiva pessoal, explorando os sentidos produzidos pela investigação em que
as questões a investigar não se estabelecem mediante a operacionalização de
variáveis, sendo, igualmente, formuladas com o objetivo de investigar os fenômenos
em toda a sua complexidade e em contexto Natural. Sustentada em (LÜDKE; ANDRÉ,
1996) envolvendo: pesquisa bibliográfica, documental e de campo realizada, por meio
de um estudo de caso (FREITAS, 2013; YIN, 2001).Utilizamos como técnica e
instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS,1987) com
docentes, que lecionavam a disciplina matemática nos cursos técnicos, questionários
aos docentes e discentes, dos três anos do Ensino Médio(primeiro, segundo e
terceiro) dos cursos investigados totalizando 33 (trinta e três).participantes da
pesquisa, sendo 3( três) docentes e 30 (trinta) discentes Os docentes são profissionais
licenciados em matemática com qualificação em cursos de pós-graduação (mestrado
e doutorado) em diferentes áreas de conhecimento. A fundamentação teórica que nos
conduziu nesta pesquisa, baseou-se, no que se refere aos conhecimentos para o
ensino, em Freire, (1987); Shulman, (2005a, 2005b); Tardif (2002), à educação
matemática Fiorentini, (1995); à docência na educação profissional em Machado,
(2008), Oliveira (2010, 2013); Kuenzer, (2010), entre outros. Os resultados apontam
para a prática docente em matemática de base cientifica do núcleo comum, conforme
a Matriz Curricular do curso, assim como núcleo técnico, a Matemática Financeira e
Estatística, se desenvolveram, às vezes, em aula expositiva na sala de aula, nos
Laboratórios de Matemática e Informática e em momentos de interdisciplinaridade
com aulas interativas, em sala de aula invertida a partir de projetos elaborados e
atividades de Modelagem matemática (ALMEIDA; SILVA; VERTUAN, 2013). As
experiências, com a inclusão de projetos de pesquisa, em interação multidisciplinar
com metodologias interativas de participação coletiva em debates, produziam
resultados de aprendizagem significativos. A aula se constituía numa interação em
conteúdo, estratégias e práticas didático-pedagógicas, desenhando caminhos e
possibilidades do exercício docente. Constatou-se que, fundamentavam-se em
diferentes referenciais (FREIRE,1979; DANTE, 2015; COSTA, 2008 OLIVEIRA,
2008). Os resultados evidenciaram ainda que a especificidade do Ensino Médio
Integrado à educação profissional conduz a uma prática docente específica, que
demanda saberes específicos relativos à matemática, do pesquisador(a), os
experienciais e o saber crítico contextual e atitudinal.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 405964 - MARIA ALICE MELO
Externo à Instituição - RAIMUNDO SANTOS DE CASTRO - IEMA