Banca de DEFESA: LUCIANE MENEZES CARDOSO
2021-08-30 09:37:55.271
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANE MENEZES CARDOSO
DATA: 30/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: google meet
TÍTULO: COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma análise do curso de Pedagogia PROFEBPAR - UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente, PARFOR, Competências, Políticas Curriculares.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma
análise do curso de pedagogia PARFOR/UFMA insere-se na Linha de
Pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente do
Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Este
trabalho discute a competência na formação de professores do curso de
pedagogia PARFOR/UFMA. Neste sentido, o presente estudo teve como
objetivo analisar os elementos que constituem o projeto pedagógico do curso
objeto desta investigação em sua organização por competências. Nesse
estudo, adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa com abordagem
crítica, por entendermos que a realidade passa, necessariamente, pela crítica
dialética e, é construída historicamente com suas múltiplas contradições. O
presente estudo articulou pesquisa bibliográfica, subsidiada pelos estudos de
Pereira (1999), Tanuri (2000), Freitas (2002), Saviani (2005, 2008, 2010, 2011),
Romanelli (2007), André (2010), Santos e Pereira (2016) que tratam sobre
formação de professores. Sobre currículo nos apoiamos nos estudos de Lopes
(2008), Garcia (2013), Sacristán (2013,2017), Moreira e Candau (2014), Silva
(2019). No que se refere a competências buscamos aporte teórico em Deluiz
(1996, 2001), Ramos (2001), Zarifian (2001, 2003), Perrenoud (2002),
Stroobants (2004), Roche (2004), dentre outros. No que tange a pesquisa
documental foram analisados diversos documentos dentre eles, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, o Decreto nº 6.094/2007, o
Decreto nº 6.755/2009, a Resolução CNE/CP nº 1/2002, a Resolução nº 2/2015
entre outros de igual relevância. As técnicas para coleta de dados foram:
entrevistas semi- estruturada e questionário on-line. Os dados obtidos referem-
se as categorias definidas a priori, a saber: Formação de professores,
Competências e Currículo, além de outras categorias de análise que
emergiram dos dados da pesquisa. Participaram da investigação dois
coordenadores, sendo um coordenador geral do PARFOR e uma coordenadora
do curso de pedagogia PARFOR/UFMA, quatro professores, onze alunos-
professores concluintes do referido curso do polo de Cururupu, num total de 17
sujeitos. Os dados foram analisados e organizados a partir da técnica da
analise textual discursiva, com base em Moraes e Galiazzi (2016). Ao abordar
sobre competências na formação docente, primeiramente, contextualizamos a
evolução da modernização dos meios de produção que ocasionaram
mudanças significativas para a formação dos trabalhadores demandando
exigência cada vez maiores quanto as competências e habilidades; abordamos
os antecedentes históricos e situamos a formação inicial de professores no
Brasil que está articulada com as demandas de educação da sociedade,
discutimos também as reformas da década de 1990 e a reordenação das
políticas curriculares, inclusive, para a formação docente a partir da LDBEN
9.394/96. Em seguida, tratamos do PARFOR e o currículo por competências
analisando sua criação como política pública e como política nacional de
formação docente, explicitamos sua operacionalização em nível nacional e sua
implementação na UFMA, especialmente, no curso de pedagogia. Os
resultados da presente pesquisa evidenciaram que o novo paradigma produtivo
de globalização da economia e inserção de novas tecnologias no sistema de
produção provocaram mudanças em toda a sociedade e necessidade de
formação de um novo perfil de homem e de trabalhador. E essas mudanças
levaram a reordenação do currículo e da educação que necessitou modificar,
também, a formação docente. A investigação constatou que o currículo do
curso de pedagogia está orientado pela noção de competência que está
atrelada ao saber-fazer. Constatou ainda, que a concepção teórica que
fundamenta o currículo do curso é na perspectiva crítica e entende a educação
como ato político a serviço da transformação social. Os resultados indicaram
ainda, que o curso tem o objetivo de desenvolver nos alunos-professores
competências e habilidades para dominar, integrar e mobilizar saberes nas
dimensões teóricas, técnicas e práticas para atuação satisfatória na docência
da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, como também, na
gestão de sistemas educacionais e formação de formadores. Esperamos que
este estudo contribua com o fortalecimento da formação de professores da
educação básica, bem como, com a melhoria das ações do PARFOR a nível
local e nacional.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Externo à Instituição - NATAL LANIA ROQUE FERNANDES - IFCE