Banca de DEFESA: CARLA IVANA AMORIM DA SILVA
2021-12-15 11:08:35.614
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA IVANA AMORIM DA SILVA
DATA: 21/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: PPGE/ de Forma Remota
TÍTULO: PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA: entre a formação e a prática docente
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores; Prática docente; Educação de Jovens e Adultos
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa refere-se à formação de professores que atuam na EJA e as implicações dessa
formação na prática desses docentes. Vincula-se ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e
Formação Docente da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo geral
analisar a formação de professores que atuam na EJA na Rede Municipal de Educação de
São Luís e as implicações para a prática docente. Na realização da pesquisa, adotou-se a
abordagem qualitativa, com a utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica
e documental, entrevista semiestruturada e questionário. A abordagem qualitativa possibilita
trabalhar com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o
que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos
que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Favoreceu a análise e
interpretação dos dados coletados, levando em consideração as categorias tratadas nesta
pesquisa e as subcategorias advindas do próprio objeto pesquisado. A pesquisa foi realizada
em uma escola da rede municipal de educação de São Luís e contou com quatro sujeitos: três
professoras, e uma coordenadora pedagógica da equipe gestora. Entre autores que nos
fundamentaram, destacam-se: Paulo Freire(1987, 1995, 1996, 2006 ); Vanilda Paiva(1987 );
Bernardete Gatti ( 2019) ; Demerval Saviani (2008, 2009); Claudia Borges Costa e Maria
Margarida Machado (2010); Miguel G. Arroyo(2006); Júlio Diniz-Pereira(2001); Maurice
Tardif(2005); Selma Garrido Pimenta(1997, 2017); Silvio Sánchez Gamboa (1998 ) Minayo
(1994), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade da oferta de
formação específica sobre EJA para os docentes que atuam nessa modalidade de ensino,
bem como a necessidade da Secretaria Municipal de Educação estabelecer critérios de
ingresso dos professores na rede de ensino, que levem em conta a formação dos docentes,
sustentada em fundamentos teóricos e práticos, a fim de garantir uma atuação coerente com
um projeto de formação humana voltado para esse segmento. Quanto aos docentes que já
estão atuando na EJA, as ações de formação continuada devem ser pautadas nas
necessidades apresentadas pelos professores, de forma que contribua significativamente para
a prática docente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 405964 - MARIA ALICE MELO
Externo ao Programa - 1060060 - ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO