Banca de DEFESA: JESSICA RODRIGUES DO NASCIMENTO
2023-01-09 16:59:25.969
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA: 10/01/2023
HORA: 15:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DAS LICENCIATURAS
INTERDISCIPLINARES: Trajetórias de Graduados em Ciências Humanas
(UFMA- Campus Bacabal)
PALAVRAS-CHAVES: Inserção Profissional. Trajetória. Licenciatura Interdisciplinar
PÁGINAS: 194
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo integra-se à linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo,
Formação e Trabalho Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal do Maranhão UFMA, com o título Inserção profissional de Egressos das
Licenciaturas Interdisciplinares: Trajetórias dos Graduados em Ciências Humanas UFMACampus
Bacabal. Sobre isso, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção
profissional de egressos do curso por meio do estudo das trajetórias acadêmicas e profissional
entre 2014 a 2021. A questão que norteia a pesquisa é: a formação ofertada por meio da
licenciatura interdisciplinar possibilita a inserção profissional do egresso na docência para
educação básica? Para responder a esse questionamento, o estudo adota a perspectiva teórica
materialista histórico-dialético. A abordagem teórica fundamenta-se em autores que abordam
a temática, entre os quais destacamos: Trottier (1998), Tanuri (2000), Saviani (2009), Nunes
(2011), Rodriguez (2014), Carvalho (2016) e Libâneo (2016). Foram adotados os seguintes
procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, a partir do Projeto
Pedadógico do Curso (PPC), Diretrizes e Resoluções da criação do curso; aplicação de
questionário on-line e entrevista semiestruturada, contemplando os três perfis de egressos, a
saber: 1) os que nunca ingressaram na docência; 2) os que abandonaram a carreira docente; 3)
os que estão atuando como docentes. Para análise dos dados nos respaldaremos em Minayo
(2000). Dos 124 concluintes do curso entre os anos de 2014 e 2021, 42 licenciados
participaram da pesquisa respondendo ao questionário on-line, e 6 egressos foram
entrevistados a fim de aprofundarmos algumas questões. A pesquisa revelou que 59,5% dos
participantes são mulheres; 61,9% autoidentificaram-se pardos; 78,6% são oriundos de escola
pública; 73,8% estão cursando pós-graduação stricto sensu; 78,5% precisaram trabalhar
durante a graduação. Ao analisarmos os dados sobre a trajetória profissional, verificamos que
52% dos egressos participantes da pesquisa estão atuando como docentes; 31% nunca
ingressaram na docência e 17% abandonaram a carreira docente. As principais conclusões
deste estudo foram as dificuldades encontradas para inserção profissional desses egressos,
como as condições precárias de trabalho no ensino público e a falta de oportunidade nas vagas
de emprego.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Externo à Instituição - SANDRA MARIA GADELHA DE CARVALHO - UECE