Banca de DEFESA: JERUSA ROIZ DE SOUSA
2023-03-28 14:11:46.346
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERUSA ROIZ DE SOUSA
DATA: 30/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial de professores; Prática docente; Ensino
Fundamental
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação inicial de professores e as
repercussões na prática docente desenvolvida no Ensino Fundamental I etapa a
partir de experiências em escolas públicas municipais, no município de Vargem
Grande/Ma. Trata-se de uma investigação suscitada por interesses em aprofundar
o conhecimento sobre a formação inicial e a prática docente desenvolvida por
professores nesse nível de ensino, considerando experiência pessoal no campo
da educação institucionalizada no município referido. Os objetivos específicos
consistiram em: conhecer o processo histórico da formação de professores no
Brasil tendo como marco temporal a década de 30 do século XX ao limiar do
século XXI; analisar as exigências da prática docente para o professor do
Ensino Fundamental, em escolas públicas de Vargem Grande/MA; identificar
as demandas educacionais nesse município no contexto das políticas
direcionadas para a Educação Básica; d) discutir como se tem efetivado a
formação inicial na prática docente dos professores do Ensino Fundamental no
município em referência. Os participantes da pesquisa foram 7 (sete) professoras
do Ensino Fundamental I etapa, 2(dois) gestores/as gerais, e 2 (duas)
orientadoras pedagógicas. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa
teve como base estudos desenvolvidos por Chizzotti (2003), Duarte (2010, 2021),
Duarte e Gama (2017), Fonseca (2002), Freire (1996, 1997, 2001), Franco (
2002), Minayo (2002, 2012), Saviani (1997, 2005, 2009, 2013),dentre outros.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho epistemológico crítico em que o
questionário e a entrevista semiestruturada foram utilizados para coletar
informações fundamentais em coerência aos objetivos propostos. A análise dos
enunciados desses discursos bem como dos documentos relacionados ao objeto
da pesquisa foi realizada conforme o procedimento metodológico de análise de
conteúdo, à luz do referencial teórico que sustentou esta investigação. A
pesquisa evidenciou que a formação inicial de professores é considerada
imprescindível ao trabalho que realizam na escola, porém há forte
predominância de exigências direcionadas ao preparo dos alunos para o
cumprimento de demandas das avaliações externas, por meio de programas
estruturados sob moldes empresariais. Tais prescrições, que limitam o
conhecimento a ser trabalhado, tornam-se hegemônicas no contexto do
sistema educacional, com sérios prejuízos à almejada qualidade da escola
pública.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1060060 - ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Presidente - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO