Banca de DEFESA: AYSLLAN DE SOUSA SOBRINHO
2023-10-05 09:23:41.893
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AYSLLAN DE SOUSA SOBRINHO
DATA: 24/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: HABITUS PROFISSIONAL DE PROFESSORES E A PERFORMATIVIDADE NA
POLÍTICA DO ENEM: implicações para a prática docente na percepção de professores
do Piauí
PALAVRAS-CHAVES: exame nacional do ensino médio; política educacional; avaliação de larga
escala; habitus; performatividade.
PÁGINAS: 229
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: Esta pesquisa se localiza no campo da política educacional de avaliação de larga escala, tendo
como objeto de estudo a política do ENEM e discute as suas implicações para a prática docente.
O debate gira em torno da política de avaliação de larga escala e pressupõe o ENEM como parte
das políticas neoliberais de educação, coadunando-se com a perspectiva do Estado avaliador no
campo do ensino médio. Objetiva-se analisar as percepções dos professores sobre as
implicações da política do ENEM para a prática docente, considerando o habitus profissional
de professores e a performatividade como sistemas de disposições que guiam o exercício da
docência, no campo do ensino médio de escolas públicas da rede estadual do Piauí. Assim, a
questão que mobilizou a investigação foi: quais as implicações do ENEM para a prática docente
nas escolas de ensino médio da rede pública estadual do Piauí, na percepção dos professores,
considerando o habitus profissional e a performatividade? A perspectiva teórico-metodológica
que sustenta a pesquisa fundamenta-se, em termos epistemológicos, no construtivismo de
dimensão teórica sociocrítica, ancorada no método praxiológico de Pierre Bourdieu (1992,
2002, 2003, 2007) especialmente na sua noção de habitus, enquanto princípio gerador das
práticas, em diálogo com a noção da performatividade de Stephen Ball (2002, 2005, 2010,
2014). A articulação entre ambas permitiu a definição do constructo categórico de análise,
pautado no habitus profissional articulado à performatividade, o qual está sendo utilizado como
recurso analítico de investigação. Na dimensão empírica, o percurso metodológico envolve um
estudo do campo social do ensino médio do Piauí e do subcampo de duas escolas da rede
estadual de ensino, sendo uma com bons resultados no ENEM e outra com baixos
resultados. Aplicou-se entrevistas semiestruturadas a onze professores, cuja análise de dados se
alicerça na análise do discurso de linha francesa, tendo como fundamento a gênese dos
discursos de Maingueneau (2008). Os resultados apontam evidências empíricas da
performatividade incorporada no habitus profissional dos professores à medida que esse habitus
está predisposto a incorporá-la. Conclui-se que as práticas docentes nas escolas pesquisadas
têm sido conduzidas pelo ENEM, de modo que os resultados de proficiência têm se constituído
o centro da ação pedagógica, ficando a função social da escola silenciada em uma troca de valor
simbólico, que se estabelece na dialética entre o habitus e a performatividade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2293707 - CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Externo à Instituição - WANIA MARIA GUIMARÃES LACERDA - UFV