Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS
2023-10-16 15:14:29.462
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS
DATA: 18/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE (HÍBRIDO)
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA A PARTIR DO TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Básica Pública. Valorização Docente. Trabalho Docente.
Identidade Profissional Docente.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO: Este trabalho partiu do interesse por uma investigação de caráter qualitativo
sobre aspectos da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Pinheiro-MA,
realizada entre 2017 e 2018, que sinalizaram a consciência dos professores sobre suas
condições de trabalho e a possível relação entre essas condições e as últimas medidas
que remodelaram a educação brasileira. Sob esse pressuposto, admitiu-se como hipótese
que as atuais políticas públicas de valorização profissional impactam na organização e
desenvolvimento do trabalho dos professores, gerando instabilidades e incertezas que
dificultam a percepção crítica da sua realidade e da constituição de sua identidade
profissional. Sendo, portanto, estabelecido como objetivo da pesquisa: analisar a
constituição da identidade profissional dos professores do ensino fundamental da
educação básica pública, considerando sua relação com as determinações das políticas
de valorização profissional sobre o trabalho docente. O trabalho inicia com o estado da
questão sobre o trabalho docente na educação básica pública brasileira remodelado
pelas reformas educacionais, tendo como fonte pesquisas acadêmicas, apresentadas em
forma de teses e inseridas no Catálogo de Teses da CAPES entre 2016 e 2020. Em
seguida, encontra-se uma revisão bibliográfica sobre a categoria trabalho docente, com
o auxílio dos estudos de ADRIÃO, Theresa (2020, 2022); ANTUNES, Ricardo (2006,
2020); ARROYO, Miguel (2013, 2014); BALL, Stephen J. (2020); BOURDIEU, Pierre
(1998); BRAVERMAN, Harry (1997); CHESNAIS, François (1996); DUARTE,
Newton (2010); ENGELS, Friedrich (1999); EVANGELISTA, Olinda (2006, 2014);
FREITAS, Luiz Carlos de (2014, 2018); FRIGOTTO, Gaudêncio (2015); HARDT,
Michael; NEGRI, Antônio (2001); HARVEY, David (2007, 2008); HIRATA, Helena
(2007); HOBSBAWM, Eric (2015); HYPOLITO, Álvaro Moreira (2012); MARX, Karl
(1996); MÉSZÁROS, István (2011); OLIVEIRA, Dalila Andrade (2017, 2019, 2020);
PERRENOUD, Philippe (2020); POCHMANN, Márcio (2020); SAVIANI, Dermeval
(2005); SHIROMA, Eneida Oto (2016); TARDIF, Maurice (2015). Apresenta-se
também uma revisão bibliográfica sobre a categoria identidade profissional docente, por
meio dos escritos de ARROYO, Miguel (2013); BAUMAN, Zygmunt (2005); DUBAR,
Claude (2009); DUBET, François (2006); LAWN, Martin (2001); GARCIA, Maria
Manuela Alves (2005; 2010); HYPOLITO, Álvaro Moreira (2005). E, por fim,
apresenta-se os resultados preliminares da pesquisa de campo, aplicada com uso da
técnica de grupo focal, sobre as significações que constituem a identidade profissional
dos professores do ensino fundamental anos finais da educação básica do município de
Pinheiro-MA. Pretende-se, a posteriori, que a transcrição do material coletado seja
analisada em maior profundidade, de acordo com as orientações metodológicas de
análise de dados por núcleos de significação, chegando-se assim à conclusão do
trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Externo à Instituição - LÍVIA MARIA FRAGA VIEIRA - UFMG
Externo à Instituição - WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR - PUC - SP