Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE

2024-06-03 14:37:23.889

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE
DATA: 24/06/2024
LOCAL: Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)
TÍTULO: O PROGRAMA “MULHERES MIL” NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO: uma política pública de educação profissional para mulher.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas; Programa Mulheres Mil; Educação
ÁREA: Educação
RESUMO: O Programa Mulheres Mil (PROMIL) é uma política pública educacional de qualificação profissional e formação cidadã que alia educação e trabalho. Tem como metas estabelecidas, a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade das mulheres, elevação da escolaridade, a autonomia e o combate à violência de gênero. Desse modo, o presente estudo, busca responder ao seguinte problema: quais as contribuições o PROMIL ofertado pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, enquanto política pública educacional de qualificação profissional e de formação cidadã que consegue engendrar em termos de ampliação do acesso das mulheres ao mercado de trabalho, dando respostas para a emancipação feminina e superação das desigualdades de gênero? Objetiva-se analisar aspectos do Programa Mulheres Mil, enquanto uma política pública educacional, com recorte de gênero, através do Mapas da Vida das mulheres participantes. Destacar as possíveis contribuições, ou não, no combate de diferentes formas de opressão, na garantia da cidadania, elevação da escolaridade, autonomia, empoderamento, superação das desigualdades e injustiças de gênero. Para o desenvolvimento do estudo, utiliza-se pressupostos da Nova História, tendo em vista que esse campo alargou as possibilidades de pesquisa, preocupando-se com a história “vista de baixo” (Burke, 1992). Adota-se a abordagem qualitativa de análise, com fundamentações nos pressupostos da História Social na perspectiva feminista, por meio da Teoria da Reprodução Social (TRS), com aportes da crítica marxiana renovada e aprimorada pela crítica feminista, recorrendo as obras de: Arruzza; Bhattacharya; Fraser (2019); Bhattacharya (2023); Federici (2021); Kergoat (2009); Perrot, (2008); Saffioti (2013); Hirata (2016). Utiliza-se o recorte histórico, no período de 2007 a 2017, denominado de “história do tempo presente”, tendo como procedimento o emprego de métodos e técnicas da pesquisa documental. Assim, têm-se como componentes de trabalho de campo os documentos do Programa e os Mapas da Vida das egressas. O estudo demonstrou que a maioria dos cursos ofertados no Programa possuem formação aligeirada e atribuída ao mercado de trabalho informal, e partem da visão dominante sobre papel que historicamente atribuído à mulher, relacionados ao cuidado doméstico, promovendo a divisão sexual do trabalho, naturalizando as desigualdades de gênero. O processo de construção da metodologia Mapa da Vida pouco possibilitou às mulheres reflexões sobre as diferentes formas de opressão e de vulnerabilidade social. O estudo revela ainda, que não existe uma avaliação institucional no IFMA, para averiguar os resultados e dificuldades no desenvolvimento de atividades previstas no decorrer da execução do Programa.
Presidente - 001.370.063-49 - DIOMAR DAS GRACAS MOTTA
Interno - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES