Banca de DEFESA: NEUZALINA IRENE SANTOS
2024-06-12 16:21:36.152
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEUZALINA IRENE SANTOS
DATA: 25/06/2024
HORA: 08:30
LOCAL: PPGE (SALA DE AULA 2)
TÍTULO: ELEIÇÃO DE GESTORES/AS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA: avanços e recuos na democratização da gestão escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Democracia. Gestão escolar. Participação. Eleição de gestores.
PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação, intitulada Eleição de Gestores na Rede Pública Municipal de São Luís/MA:
avanços e recuos na democratização da gestão escolar, está vinculada à Linha de Pesquisa
em História, Política e Formação Humana e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e
Gestão Educacional (GEPPGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa objetivou analisar o processo de
eleição dos/as gestores/as escolares, da rede pública municipal de São Luís/MA, no período
de 2018 a 2022. Definimos as seguintes questões problematizadoras: Como ocorreu o
processo de eleição dos/as gestores/as escolares da rede municipal, de São Luís/MA? Qual foi
o percurso legal do processo seletivo de escolha de gestores/as escolares da rede municipal,
em consonância às diretrizes do Plano Municipal de Educação para o decênio de 2015-2024?
Quais as formas de participação da comunidade escolar interna e externa nas tomadas de
decisões do processo de escolha dos/as gestores/as? Quais os avanços e recuos de
democratização da gestão escolar encontrados na rede municipal de São Luís, a partir do
processo de escolha de gestores, efetivado em 2019? Nesse contexto investigativo, traçamos o
objetivo geral: analisar o processo de eleição dos/as gestores/as escolares, da rede pública
municipal de São Luís/MA, no período de 2019 a 2022, destacando os avanços e recuos na
democratização da gestão escolar. E os específicos: descrever sobre o percurso legal do
processo de escolha dos/as gestores/as escolares da Rede Pública Municipal São Luís, em
consonância às diretrizes do Plano Municipal de Educação de São Luís, decênio 2015-2024;
analisar o processo de escolha de gestores/as da rede municipal de São Luís com base nas
categorias de análise de democracia, participação e gestão democrática; identificar as formas
de participação da comunidade escolar e local, a partir do processo de escolha dos/as
gestores/as escolares e compreender quais foram os avanços e recuos para a democratização
da gestão escolar, da rede municipal de São Luís/MA. A base foi a perspectiva
epistemológica do materialismo histórico e dialético porque as relações no contexto escolar
são entre humanos com ações, reações e pensamentos distintos, que podem transformar a
realidade em que se encontram. Adotamos uma abordagem qualitativa, devido ao contexto, a
história e a mudança social, com levantamento bibliográfico, pesquisa documental e de
campo, com entrevista semiestruturada em 03 (três) escolas nas quais as três gestoras foram
eleitas para o mandato de 03 (três) anos (2019/2022), das cinco professoras que participaram
do processo de escolha e na Secretaria Municipal de Educação da Educação de São Luís/MA
(SEMED), especificamente, na Superintendência do Ensino Fundamental (SAEF), local de
trabalho das quatro técnicas pesquisadas que participaram da Comissão Eleitoral Municipal
da SEMED. As entrevistas foram feitas com base no estudo de conteúdo de Bardin (2011),
que através de passos definidos orienta a análise das comunicações para a manipulação das
mensagens. A revisão de literatura contemplou a temática investigada em diversos autores; a
pesquisa documental foi realizada em fontes impressas e digitais que nortearam as ações das
técnicas da SEMED para a elaboração do Edital nº 01/2018, tais como: Constituição Federal
de 1988 (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9394/96,
Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), Lei nº 13.005/2014, Plano Municipal de
Educação de São Luís (PME), Lei nº 6.001/2015, Estatuto do Magistério Público Municipal,
Lei nº 4.749/2007 e demais documentos que permearam todo o processo de eleição dos
profissionais em questão e constituíram o corpus da pesquisa, sendo analisados de acordo à
análise de conteúdo de Bardin (2011): etapas de organização, codificação, categorização,
inferência e informação da análise das comunicações. Os resultados da pesquisa apontaram
fragilidades no processo de escolha dos gestores da rede municipal por não haver
transparência nas ações do conselho eleitoral, a baixa participação da comunidade escolar e a
falta de acompanhamento pós término do período da gestão eleita.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Presidente - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
Interno - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO
Externo à Instituição - NADJA FONSECA DA SILVA - UEMA