Go to accessibility

DISCENTE: ADRIANA DA SILVA DIAS
DATA: 15/08/2024
LOCAL: Auditório do PPGE / UFMA
TÍTULO: CORPOS QUE TRANSITAM, CORPOS QUE GRITAM: violências de gênero no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: violências de gênero; cotidiano escolar; ações de enfrentamento; ensino e aprendizagem
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata das violências de gênero no Ensino Médio, compreendendo-a pelas relações de poder que envolvem as questões de gênero e de suas intersecções no curso do tempo-histórico e cultural. Objetivou-se analisar violências de gênero ocorridas no cotidiano escolar, destacando-se as possíveis ações de combate pelo corpo docente e gestão do Liceu Maranhense. No percurso metodológico, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com o gestor, um apoio pedagógico e seis docentes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, turno vespertino, da escola lócus da pesquisa, situada na zona metropolitana de São Luís/MA. Utiliza-se a Análise Proposicional do Discurso (APD) de Laurence Bardin (2016) no tratamento dos dados e informações geradas por meio dos documentos e das entrevistas concedidas. A pesquisa revela discriminações e preconceitos de gênero contra as identidades trans e sobre o uso do nome social; episódios da automutilação e brigas entre meninas; situações de bullying com meninas nas aulas de Educação Física. Dentre as ações de combate, a gestão e os/as docentes apontam a realização de palestras que visam combater violências. Contudo, não há medidas de enfrentamento relativas às violências de gênero, mas sim, à violência macrossocial. Alguns docentes declaram trabalhar as questões de gênero e suas intersecções na prática educativa, enquanto outras/os relatam que não abordam conteúdos dessa natureza porque não estão intrínsecos ao componente curricular os quais atuam. Os resultados deste estudo mostram que as violências de gênero ocorrem no cotidiano da escola e as ações de combate, ainda se distanciam de um consenso pedagógico e educativo.
Interno - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Externo ao Programa - 1026370 - MARIA MARY FERREIRA