Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: ADNEY TELES

2024-08-05 09:53:05.183

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADNEY TELES
DATA: 06/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e via sistema remoto para os membros
TÍTULO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO LYCEO MARANHENSE À LUZ DA LEGISLAÇÃO NO PERÍODO DE 1838 – 1870
PALAVRAS-CHAVES: LLiceu Maranhense. Instrução Secundária. Legislação Educacional. História da Educação no Maranhão.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O presente estudo trata do processo de institucionalização do ensino secundário na Província do Maranhão, com foco na criação do Lyceo Maranhense, evidenciando as relações entre os contextos socioeconômicos, políticos e educacionais. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA e inserida na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana, relaciona-se aos estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudo e Documentação em História e Práticas Leitoras no Maranhão (NEDHEL), integrando a pesquisa em desenvolvimento O Liceu como instituição escolar de formação do pensamento intelectual e cultural do Maranhão no período imperial (1838-1899). Tem-se como objetivo geral compreender em que medida a legislação contribuiu para a institucionalização do Lyceo Maranhense no período de 1838 a 1870. A metodologia tem por base a História Cultural, apoiada em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como fontes, leis, regulamentos, relatórios dos presidentes de província. No decorrer da pesquisa, foi possível compreender que a instrução pública secundária da Província do Maranhão foi moldada por um cabedal legislativo, que as reformas educacionais e a criação do Lyceo Maranhense ilustram a interação entre o poder governamental e a elite intelectual e sua influência no campo educacional, e que a análise, foi fundamental para a compreensão da institucionalização desta instituição. A legislação educacional foi utilizada como instrumento jurídico para regulamentar e controlar a educação, refletindo as demandas sociais, econômicas e políticas locais. Desta forma, conclui-se que foi necessário a criação de um arcabouço jurídico-administrativo envolvendo a elaboração de leis, decretos e regulamentos para normatizar a instrução pública no país e nas províncias. A institucionalização do Lyceo Maranhense foi um marco para a instrução secundária na Província do Maranhão nos oitocentos, embora tenha privilegiado precipuamente a elite maranhense. As lições aprendidas ao longo dos séculos XIX e XX continuam relevantes para as discussões sobre a educação no Brasil contemporâneo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS
Externo à Instituição - CRISTIANO DE JESUS FERRONATO - UNIT

End of content