Banca de DEFESA: ADNEY TELES
2024-08-05 09:53:05.183
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADNEY TELES
DATA: 06/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e via sistema remoto para os membros
TÍTULO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO LYCEO MARANHENSE À LUZ DA LEGISLAÇÃO NO PERÍODO DE 1838 1870
PALAVRAS-CHAVES: LLiceu Maranhense. Instrução Secundária. Legislação Educacional.
História da Educação no Maranhão.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O presente estudo trata do processo de institucionalização do ensino secundário na
Província do Maranhão, com foco na criação do Lyceo Maranhense, evidenciando
as relações entre os contextos socioeconômicos, políticos e educacionais. Esta
pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA e
inserida na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação
Humana, relaciona-se aos estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudo e
Documentação em História e Práticas Leitoras no Maranhão (NEDHEL), integrando
a pesquisa em desenvolvimento O Liceu como instituição escolar de formação do
pensamento intelectual e cultural do Maranhão no período imperial (1838-1899).
Tem-se como objetivo geral compreender em que medida a legislação contribuiu
para a institucionalização do Lyceo Maranhense no período de 1838 a 1870. A
metodologia tem por base a História Cultural, apoiada em pesquisa bibliográfica e
documental, utilizando como fontes, leis, regulamentos, relatórios dos presidentes de
província. No decorrer da pesquisa, foi possível compreender que a instrução
pública secundária da Província do Maranhão foi moldada por um cabedal
legislativo, que as reformas educacionais e a criação do Lyceo Maranhense ilustram
a interação entre o poder governamental e a elite intelectual e sua influência no
campo educacional, e que a análise, foi fundamental para a compreensão da
institucionalização desta instituição. A legislação educacional foi utilizada como
instrumento jurídico para regulamentar e controlar a educação, refletindo as
demandas sociais, econômicas e políticas locais. Desta forma, conclui-se que foi
necessário a criação de um arcabouço jurídico-administrativo envolvendo a
elaboração de leis, decretos e regulamentos para normatizar a instrução pública no
país e nas províncias. A institucionalização do Lyceo Maranhense foi um marco para
a instrução secundária na Província do Maranhão nos oitocentos, embora tenha
privilegiado precipuamente a elite maranhense. As lições aprendidas ao longo dos
séculos XIX e XX continuam relevantes para as discussões sobre a educação no
Brasil contemporâneo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS
Externo à Instituição - CRISTIANO DE JESUS FERRONATO - UNIT