Go to accessibility

DISCENTE: BRUNA SUENE SILVA MOREIRA
DATA: 20/08/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ONDE ESTÃO, ELAS, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? representatividade feminina, a partir dos campi do Continente/UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Representatividade. Mulheres. Relações de Poder. Gestão. Educação Superior.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa analisa a representatividade feminina nos cargos de gestão da UFMA, nos campi do Continente, considerando o contexto de reestruturação da educação superior. Possui abordagem qualitativa com perspectiva histórica, de caráter descritivo/explicativo, que valoriza as vozes de mulheres professoras no magistério superior e suas experiências em cargos de gestão. Faz uso de levantamento bibliográfico, documental e, por meio de entrevistas semiorientadas, dialoga com professoras que exercem ou exerceram algum cargo de liderança dentro do Campus onde trabalham, no período de 2013-2023, época de implantação e funcionamento dos campi no continente maranhense. Tem sustentação nos estudos de Almeida (2019), Alvarenga; Carneiro (2003), Silva; Wenetz (2022), Arrazola (2012), Lima (2015), Mignolo (2017), Perrot (2017), Ribeiro (2018), Scott (1989), dentre outros, e discute a divisão sexual do trabalho, a feminização do magistério e as relações de poder estruturadas por meio das dimensões de gênero, raça e classe social, questionando a lógica hegemônica, universalista do feminismo, a partir de estudos descoloniais e afrocentrados, analisando a trajetória de mulheres e seus caminhos epistêmicos, subjetivos, sociais, estruturais de acesso à docência na Educação Superior, especificamente, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), buscando contribuições analíticas para se pensar uma universidade plural e criação de políticas públicas de acesso e permanência de mulheres em espaços de produção do conhecimento, e políticas institucionais que garantam a entrada e a permanência de mulheres em espaços de poder, somando para a construção de uma Universidade democrática, que garanta a justiça social.
Presidente - 3556517 - RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI