Go to accessibility

DISCENTE: DÉBORA VANESSA DA COSTA IRINEU
DATA: 13/09/2024
LOCAL: AUDITÓRIO PPGE
TÍTULO: O movimento corporal no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil à luz das representações sociais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Representações Sociais; Movimento Corporal.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como o movimento corporal de crianças de três a cinco (3 a 5) anos é utilizado pelos seus professores na prática pedagógica, tendo em vista a importância que lhes é própria para o desenvolvimento infantil à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). O estudo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: captar como pensam os professores da Educação Infantil sobre a movimentação corporal das crianças pequenas na escola pesquisada; conhecer experiências profissionais vividas pelos docentes, em que as crianças demonstraram avanço no desenvolvimento cognitivo e afetivo, a partir de atividades envolvendo o movimento corporal; apontar em diálogo com a TRS o que os professores dizem com relação à prática pedagógica que se realiza no cotidiano da escola. O universo infantil é permeado pela ludicidade e pela ação do brincar, assim, uma das principais características da criança é o movimento corporal. Nesta pesquisa, compreende-se a criança como um sujeito ativo, que participa das atividades no meio em que está inserida, em especial no contexto escolar. Portanto, o estudo é desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, e assumiu um caráter qualitativo, pois considera a capacidade reflexiva do sujeito sobre suas ações e sua construção enquanto pessoa por meio de suas interações sociais. Realiza-se a coleta de dados através do Google Forms no campo de pesquisa, a escola. Para o embasamento teórico metodológico deste estudo, utiliza-se a TRS, que possui como referência os estudos de Serge Moscovici, uma vez que a Teoria possibilita investigar as crenças e ideias compartilhadas por um grupo social e o modo como conduzem suas ações e comportamentos, conduzindo a reflexões e interpretações sobre o movimento corporal da criança. Utiliza-se como instrumento da pesquisa o questionário de perfil e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados da pesquisa é realizado com o apoio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), pois permite a dedução e a inferência dos dados coletados. A conclusão desta pesquisa mostra que atividades como o brincar, a motricidade, o desenvolvimento da afetividade e a linguagem, respeitando as diferentes idades das crianças, no que se refere ao universo simbólico e cultural, além de favorecer o reconhecimento do corpo e de suas possibilidades de movimento, endossaram a autonomia motora das ações corporais das crianças favorecendo as interações vivenciadas no contexto social da escola no dia a dia, onde são geradas novas representações.
Externo à Instituição - DOURIVAN CAMARA SILVA DE JESUS - UFMA
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA