Banca de DEFESA: DÉBORA VANESSA DA COSTA IRINEU
2024-08-21 15:10:33.864
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA VANESSA DA COSTA IRINEU
DATA: 13/09/2024
HORA: 15:30
LOCAL: AUDITÓRIO PPGE
TÍTULO: O movimento corporal no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil à luz das representações sociais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Representações Sociais; Movimento Corporal.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica, e tem como
finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico,
intelectual e social. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como o
movimento corporal de crianças de três a cinco (3 a 5) anos é utilizado pelos seus
professores na prática pedagógica, tendo em vista a importância que lhes é própria para
o desenvolvimento infantil à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). O estudo
se desdobra nos seguintes objetivos específicos: captar como pensam os professores da
Educação Infantil sobre a movimentação corporal das crianças pequenas na escola
pesquisada; conhecer experiências profissionais vividas pelos docentes, em que as
crianças demonstraram avanço no desenvolvimento cognitivo e afetivo, a partir de
atividades envolvendo o movimento corporal; apontar em diálogo com a TRS o que os
professores dizem com relação à prática pedagógica que se realiza no cotidiano da
escola. O universo infantil é permeado pela ludicidade e pela ação do brincar, assim,
uma das principais características da criança é o movimento corporal. Nesta pesquisa,
compreende-se a criança como um sujeito ativo, que participa das atividades no meio
em que está inserida, em especial no contexto escolar. Portanto, o estudo é desenvolvido
através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, e assumiu um caráter
qualitativo, pois considera a capacidade reflexiva do sujeito sobre suas ações e sua
construção enquanto pessoa por meio de suas interações sociais. Realiza-se a coleta de
dados através do Google Forms no campo de pesquisa, a escola. Para o embasamento
teórico metodológico deste estudo, utiliza-se a TRS, que possui como referência os
estudos de Serge Moscovici, uma vez que a Teoria possibilita investigar as crenças e
ideias compartilhadas por um grupo social e o modo como conduzem suas ações e
comportamentos, conduzindo a reflexões e interpretações sobre o movimento corporal
da criança. Utiliza-se como instrumento da pesquisa o questionário de perfil e a
entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados da pesquisa é realizado com o apoio
da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), pois permite a dedução e a
inferência dos dados coletados. A conclusão desta pesquisa mostra que atividades como
o brincar, a motricidade, o desenvolvimento da afetividade e a linguagem, respeitando
as diferentes idades das crianças, no que se refere ao universo simbólico e cultural, além
de favorecer o reconhecimento do corpo e de suas possibilidades de movimento,
endossaram a autonomia motora das ações corporais das crianças favorecendo as
interações vivenciadas no contexto social da escola no dia a dia, onde são geradas novas
representações.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DOURIVAN CAMARA SILVA DE JESUS - UFMA
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Presidente - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM