Banca de DEFESA: ITACIRA MOUZINHO LIMA MONTELES
2024-09-13 12:48:08.297
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITACIRA MOUZINHO LIMA MONTELES
DATA: 19/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: PPGE/UFMA
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE ATITUDES LEITORAS NAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: mediação pedagógica e participação da criança
PALAVRAS-CHAVES: Formação leitora; mediação pedagógica; participação da
criança.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: O objetivo principal deste estudo é compreender como ocorre o processo de
apropriação de atitudes leitoras pelas crianças de cinco e seis anos em uma
instituição pública de educação infantil. Quanto aos objetivos específicos, têm-
se: 1) Conhecer as vivências leitoras possibilitadas às crianças por meio da
mediação pedagógica; 2) Verificar os sentidos atribuídos pelas crianças à
leitura, por meio das vivências culturais com essa linguagem no Infantil II; 3)
Caracterizar as atitudes leitoras apropriadas pelas crianças no Infantil II. Esses
objetivos nascedouros de inquietações sentidas por esta pesquisadora em seu
fazer pedagógico que resultaram no seguinte questionamento: como as
crianças de cinco e seis anos se apropriam de atitudes leitoras mediadas nos
contextos de educação infantil? Como aportes fundamentais para entender
alguns aspectos da formação de atitudes leitoras em crianças de cinco e seis
anos da educação infantil, esta pesquisa busca apoio no arcabouço teórico da
Teoria Histórico-Cultural em diálogo com Bakhtin e com outros estudiosos da
leitura. O estudo realizado busca localizar a experiência das crianças em
contextos - históricos e culturais vividos na instituição e, para isso, a pesquisa
etnográfica oferece possibilidades de aproximação da criança, de suas
interações e práticas pela sensibilidade às singularidades e diferenças que
constituem o ser criança, sendo assim, a pesquisadora participa da pesquisa
com a criança, num movimento de aproximação e de construção de
conhecimento. Esta pesquisa durou quatro meses, compreendidos entre
setembro e dezembro de 2023. Foi utilizado a observação participativa através
da investigação interpretativa, com uso dos instrumentos de geração de dados:
caderno de campo, registros de imagens, vídeos e áudios. O tratamento dos
dados colhidos no estudo de campo, com vinte e duas (22) crianças da turma
de Infantil II do turno matutino, foi feito através do uso do software WebQDA e,
a análise, pela descrição narrativa e interpretação qualitativa dos dados,
relacionando-a aos contextos verificados no campo da pesquisa e à
compreensão dos quadros teóricos de referência. Como resultados, podem ser
apontados que a formação leitora da criança é movida pela necessidade e pelo
interesse das crianças e que esses fatores se ligam à produção de sentido em
um processo de interação e participação. Ademais, a mediação da professora,
numa perspectiva dialógica, possibilita que as crianças se apropriem da leitura
e a percebam em sua função social.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Externo ao Programa - 3420270 - EDITH MARIA BATISTA FERREIRA
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Externo ao Programa - 3216311 - MARIA DA PENHA TEOFILO