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Banca de DEFESA: ITACIRA MOUZINHO LIMA MONTELES

2024-09-13 12:48:08.297

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITACIRA MOUZINHO LIMA MONTELES
DATA: 19/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: PPGE/UFMA
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE ATITUDES LEITORAS NAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: mediação pedagógica e participação da criança
PALAVRAS-CHAVES: Formação leitora; mediação pedagógica; participação da criança.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: O objetivo principal deste estudo é compreender como ocorre o processo de apropriação de atitudes leitoras pelas crianças de cinco e seis anos em uma instituição pública de educação infantil. Quanto aos objetivos específicos, têm- se: 1) Conhecer as vivências leitoras possibilitadas às crianças por meio da mediação pedagógica; 2) Verificar os sentidos atribuídos pelas crianças à leitura, por meio das vivências culturais com essa linguagem no Infantil II; 3) Caracterizar as atitudes leitoras apropriadas pelas crianças no Infantil II. Esses objetivos nascedouros de inquietações sentidas por esta pesquisadora em seu fazer pedagógico que resultaram no seguinte questionamento: como as crianças de cinco e seis anos se apropriam de atitudes leitoras mediadas nos contextos de educação infantil? Como aportes fundamentais para entender alguns aspectos da formação de atitudes leitoras em crianças de cinco e seis anos da educação infantil, esta pesquisa busca apoio no arcabouço teórico da Teoria Histórico-Cultural em diálogo com Bakhtin e com outros estudiosos da leitura. O estudo realizado busca localizar a experiência das crianças em contextos - históricos e culturais – vividos na instituição e, para isso, a pesquisa etnográfica oferece possibilidades de aproximação da criança, de suas interações e práticas pela sensibilidade às singularidades e diferenças que constituem o ser criança, sendo assim, a pesquisadora participa da pesquisa com a criança, num movimento de aproximação e de construção de conhecimento. Esta pesquisa durou quatro meses, compreendidos entre setembro e dezembro de 2023. Foi utilizado a observação participativa através da investigação interpretativa, com uso dos instrumentos de geração de dados: caderno de campo, registros de imagens, vídeos e áudios. O tratamento dos dados colhidos no estudo de campo, com vinte e duas (22) crianças da turma de Infantil II do turno matutino, foi feito através do uso do software WebQDA e, a análise, pela descrição narrativa e interpretação qualitativa dos dados, relacionando-a aos contextos verificados no campo da pesquisa e à compreensão dos quadros teóricos de referência. Como resultados, podem ser apontados que a formação leitora da criança é movida pela necessidade e pelo interesse das crianças e que esses fatores se ligam à produção de sentido em um processo de interação e participação. Ademais, a mediação da professora, numa perspectiva dialógica, possibilita que as crianças se apropriem da leitura e a percebam em sua função social.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Externo ao Programa - 3420270 - EDITH MARIA BATISTA FERREIRA
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Externo ao Programa - 3216311 - MARIA DA PENHA TEOFILO

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