Banca de DEFESA: ANA GICÉLIA DO NASCIMENTO SOUSA
2024-09-13 13:04:03.07
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA GICÉLIA DO NASCIMENTO SOUSA
DATA: 30/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: confronto inevitável?
PALAVRAS-CHAVES: Escola; Tecnologias Digitais; Representações Sociais.
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO: Esta pesquisa investiga como são compartilhadas as percepções construídas acerca
do processo de transformação social implicado nos meandros de uso e inserção das
Tecnologias Digitais na escola pelos atores educativos (professores e estudantes do
7o ano de uma escola pública). Esse processo apresenta-se como um fenômeno
carregado de possibilidades e, também, limites no transcurso da relação pedagógica
desenvolvida no cotidiano escolar. É uma investigação que segue a Linha de Pesquisa
Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente PPGE/UFMA e
está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais -
GPERS. As problematizações da pesquisa focam nos seguintes questionamentos:
como os atores educativos percebem as tecnologias digitais na escola? Conseguem
vê-las inseridas na relação pedagógica cotidiana? Nessa direção, o objetivo geral
busca apreender as representações sociais compartilhadas pelos atores educativos a
respeito da inserção e do uso das tecnologias digitais na escola municipal UEB
Professor Nascimento de Moraes/São Luís-MA. Enquanto pesquisa de abordagem
qualitativa, a base para desenvolvimento metodológico parte de André (2013), Gil
(2024), Severino (2012), além de autores interessados na Educação e nos processos
nela imbricados, como Freire e Guimarães (2021), Dussel (2014), Imbernón (2011) e
Nóvoa (2020). Para discutir a Relação Pedagógica, apoiamo-nos em Postic (1990),
Cordeiro (2011) e Bonfim (2007). Quanto ao panorama de uso das Tecnologias
Digitais na escola e na Educação, os fundamentos estão centrados em Pais (2010),
Lévy (2010), Kenski (2015), Palfrey e Gasser (2011), e, no campo das
Representações Sociais, a base bibliográfica parte de Moscovici (2015), Jodelet
(2021), Jovchelovitch (2013), Novaes (2019) e Sá (2015), para citar alguns. A
investigação utiliza a etnografia, por ser um estudo do tipo etnográfico apoiado na
observação participante para a realização da coleta de dados no contexto da escola,
sendo o Protocolo de Pesquisa: Olhares Psicossociais para a prática docente da
Fundação Carlos Chagas junto ao CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em
Representações Sociais e Subjetividade - Educação) o elemento norteador na
elaboração dos instrumentos utilizados na pesquisa, que inclui a simulação de uma
carta dirigida aos professores, uma conversa feita via WhatsApp entre os estudantes
e anotações realizadas no caderno de campo. Esses são os instrumentos adequados
às investigações no campo da Teoria das Representações Sociais. Na análise dos
dados coletados, aplica-se a técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin
(2016), com uso do software Atlas.ti, que possibilitou a sistematização digital dos
dados, facilitando o seu processo de categorização. Os principais achados de
representações sociais dos atores educativos investigados inseridos no contexto
específico de uma escola periférica destacam o fato das TD não se apresentarem
como soluções para os problemas estruturais e pedagógicos da rede pública de
ensino. São apresentadas também as repercussões da Covid-19 na relação
pedagógica inserida no contexto das práticas que envolvem as TD na escola antes e
depois da pandemia. Outras elaborações importantes dão conta da precariedade do
acesso amplo e democrático aos meios digitais na escola pública, visão compartilhada
tanto pelos estudantes quanto pelos professores pesquisados, implicando outra ponta,
que é a não possibilidade de criação de vínculos significativos para o desenvolvimento
de uma relação pedagógica constitutiva do desenvolvimento integral dos sujeitos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADELINA DE OLIVEIRA NOVAES - FCC
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 405964 - MARIA ALICE MELO
Presidente - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM