Go to accessibility
Beginning of content

Banca de DEFESA: MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS

2024-09-19 15:24:26.762

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS
DATA: 26/09/2024
LOCAL: sala do Meet
TÍTULO: CENTROS EDUCA MAIS: dinâmicas político-institucionais e desdobramentos da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual em São Luís, MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio em Tempo Integral; Centro Educa Mais; Gestão Democrática; Nova Gestão Pública (NGP).
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta tese trata do Ensino Médio em Tempo Integral nos Centros Educa Mais de São Luís, MA. Foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), vinculada a Linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação e ao Grupo de Pesquisa: Políticas e Gestão Educacional e Formação Humana. O objetivo da pesquisa foi analisar as dinâmicas político-institucionais e desdobramentos da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na rede pública estadual em São Luís, MA, com ênfase nas mudanças promovidas na organização e gestão escolar e na proposta pedagógica, haja vista a transformação das unidades de ensino em Centro Educa Mais. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica contou com o aporte teórico de Marx e Engels (1998, 2008); Gramsci (2004, 2007); Masson (2007, 2013, 2014); Libâneo; Oliveira e Toschi (2012); Saviani (2007, 2011) e Veiga (2009, 2010, 2013). Realizamos a análise dos documentos Diretrizes Operacionais 2021: IEMA e Centros Educa Mais (Maranhão, 2021), os 3 (três) Cadernos de Formação do ICE, 1 (um) Introdução às Bases Teóricas e Metodologias do Modelo Escola da Escolha (ICE, 2015a), 2 (dois) Modelo pedagógico: princípios educativos (ICE, 2015b), 3 (três) Tecnologia de Gestão Educacional Princípios e Conceitos Planejamento e Operacionalização, e os Projetos Político-Pedagógicos (PPP’s) dos Centros Educa Mais pesquisados. A pesquisa de campo ocorreu a partir da realização de entrevistas semiestruturada com gestores e professores de duas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão que se tornaram Centro Educa Mais, localizadas em São Luís, MA. Para análise dos dados das entrevistas optamos pela Análise de Conteúdo (Bardin (2011). As inferências foram realizadas a luz da abordagem qualitativa, numa perspectiva materialista e histórica, que nos permitiu constatar que o processo de implantação de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado do Maranhão, se deu a partir do estabelecimento da parceria público-privada entre o Governo do Estado do Maranhão e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). O ICE introduziu nos Centros Educa Mais o Modelo Escola da Escolha, que se sustenta sob duas estruturas, o Modelo de Gestão e o Modelo Pedagógico. A difusão das concepções de indivíduo, sociedade, educação, escola e formação humana propostas pelo Instituto, por meio dos Cadernos de Formação, das formações continuadas e do acompanhamento pedagógico e didático das Equipes de Implantação do ICE nos Centros Educa Mais, contribuíram para redefinir a função social da escola, incidindo nas relações entre os membros da comunidade escolar destes Centros, modificando a organização e gestão dos processos da escola, isto é, refletindo nos objetivos, nos conteúdos, nos métodos de ensino e na avaliação, logo na forma e no conteúdo da escola, promovendo assim novos sentidos a educação e a escola. Concluímos que estamos diante de um contexto que desafia os profissionais da educação e os sujeitos que fazem parte de setores comprometidos com a democratização da educação pública, a criar canais de participação da comunidade escolar no processo decisório da escola, afirmando-a como espaço público da cidadania.
Presidente - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI