Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA ALVES FERREIRA
2024-06-26 08:55:26.153
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLA ALVES FERREIRA
DATA: 24/07/2024
HORA: 15:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: A ESCOLA PÚBLICA TEM COR? Um estudo étnico-racial do cotidiano de instituições escolares em interface com a Teoria das Representações Sociais - Paço do Lumiar/MA
PALAVRAS-CHAVES: Estudo étnico-racial. Cor. Escola. Cotidiano. Teoria das
Representações Sociais.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa em pauta tem como objeto a realização de um estudo étnico-racial
em escolas públicas municipais. Parte de uma indagação que se materializa
na interrogação: A escola pública tem cor? e, como objetivo geral, procede um
estudo étnico-racial do cotidiano de instituições escolares em interface com a
Teoria das Representações Sociais - TRS. A tese parte das vivências da
pesquisadora, enquanto professora de Língua Portuguesa, nas escolas em
análise, assim como sua trajetória de vida como mulher preta em uma
sociedade marcada pelo racismo e patriarcado.O lócus da pesquisa abrange
duas escolas públicas da região metropolitana da capital São Luís,
precisamente, no município de Paço do Lumiar, sendo uma escola da zona
rural e outra da zona urbana. Quanto aos sujeitos pesquisados, abarca
estudantes do 8º ano das Séries Finais do Ensino Fundamental e seus
professores. A investigação gira em torno das categorias estudos étnico-
raciais, escola e TRS. O aporte teórico-metodológico se dá a partir da TRS,
uma vez que os pressupostos dessa teoria se coadunam com a proposta
abordada. No que diz respeito à fundamentação teórica, elencam-se alguns
autores estudados sobre escola: Freire (2006, 2023), Nóvoa (2022), Hooks
(2017); estudos étnico-raciais: Fanon (2020, 2022), Gomes (2003), Santos
(2018, 2021) e TRS: Moscovici (1961; 2019), Jodelet (1993, 2017), Arruda
(2021). A tese conta com viés qualitativo para analisar as informações
coletadas dos sujeitos, levando em consideração a ética, o respeito e a
dignidade às pessoas e aos seus conhecimentos. Os instrumentos de coleta
eleitos foram as entrevistas semiestruturadas junto aos professores e
entrevistas do tipo grupo focal com os estudantes. As informações são
sistematizadas a partir de duas técnicas: Análise de Conteúdo proposta por
Bardin (2011) e Complementação de Frases segundo Brown e Pedder (1981).
A tese conta com 6 seções, incluindo a Introdução. O 1º Exame de
Qualificação conta com as três primeiras seções compostas de Introdução,
Estudo étnico-racial: entre o dito e o feito e A escola colorindo as relações
cotidianas. Na seção 2 realiza-se um levantamento bibliográfico acerca dos
estudos étnico-raciais no Brasil ao longo de 10 anos a partir de incursão pelo
Estado da Questão (Nóbrega-Therrien; Therrien, 2004) e, com enunciado de
provérbio africano, o dito e o feito são confrontados, visando aprender com
estudos realizados nesses 10 anos e iniciando uma prospecção do objeto de
pesquisa. Na seção 3 realiza-se uma contextualização histórica da escola e
de suas relações cotidianas. A partir desse contexto, os subsídios teóricos
devem aflorar ajudando no entendimento das condições de acesso e
permanência que adolescentes de colorações diferentes têm na escola
pública.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Externo à Instituição - IVANY PINTO NASCIMENTO - UFPA
Interno - 405964 - MARIA ALICE MELO
Presidente - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM
Interno - 407631 - MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO