???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA ALVES FERREIRA

2024-06-26 08:55:26.153

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLA ALVES FERREIRA
DATA: 24/07/2024
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: A ESCOLA PÚBLICA TEM COR? Um estudo étnico-racial do cotidiano de instituições escolares em interface com a Teoria das Representações Sociais - Paço do Lumiar/MA
PALAVRAS-CHAVES: Estudo étnico-racial. Cor. Escola. Cotidiano. Teoria das Representações Sociais.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa em pauta tem como objeto a realização de um estudo étnico-racial em escolas públicas municipais. Parte de uma indagação que se materializa na interrogação: A escola pública tem cor? e, como objetivo geral, procede um estudo étnico-racial do cotidiano de instituições escolares em interface com a Teoria das Representações Sociais - TRS. A tese parte das vivências da pesquisadora, enquanto professora de Língua Portuguesa, nas escolas em análise, assim como sua trajetória de vida como mulher preta em uma sociedade marcada pelo racismo e patriarcado.O lócus da pesquisa abrange duas escolas públicas da região metropolitana da capital São Luís, precisamente, no município de Paço do Lumiar, sendo uma escola da zona rural e outra da zona urbana. Quanto aos sujeitos pesquisados, abarca estudantes do 8º ano das Séries Finais do Ensino Fundamental e seus professores. A investigação gira em torno das categorias estudos étnico- raciais, escola e TRS. O aporte teórico-metodológico se dá a partir da TRS, uma vez que os pressupostos dessa teoria se coadunam com a proposta abordada. No que diz respeito à fundamentação teórica, elencam-se alguns autores estudados sobre escola: Freire (2006, 2023), Nóvoa (2022), Hooks (2017); estudos étnico-raciais: Fanon (2020, 2022), Gomes (2003), Santos (2018, 2021) e TRS: Moscovici (1961; 2019), Jodelet (1993, 2017), Arruda (2021). A tese conta com viés qualitativo para analisar as informações coletadas dos sujeitos, levando em consideração a ética, o respeito e a dignidade às pessoas e aos seus conhecimentos. Os instrumentos de coleta eleitos foram as entrevistas semiestruturadas junto aos professores e entrevistas do tipo grupo focal com os estudantes. As informações são sistematizadas a partir de duas técnicas: Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) e Complementação de Frases segundo Brown e Pedder (1981). A tese conta com 6 seções, incluindo a Introdução. O 1º Exame de Qualificação conta com as três primeiras seções compostas de Introdução, Estudo étnico-racial: entre o dito e o feito e A escola colorindo as relações cotidianas. Na seção 2 realiza-se um levantamento bibliográfico acerca dos estudos étnico-raciais no Brasil ao longo de 10 anos a partir de incursão pelo Estado da Questão (Nóbrega-Therrien; Therrien, 2004) e, com enunciado de provérbio africano, o dito e o feito são confrontados, visando aprender com estudos realizados nesses 10 anos e iniciando uma prospecção do objeto de pesquisa. Na seção 3 realiza-se uma contextualização histórica da escola e de suas relações cotidianas. A partir desse contexto, os subsídios teóricos devem aflorar ajudando no entendimento das condições de acesso e permanência que adolescentes de colorações diferentes têm na escola pública.
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Externo à Instituição - IVANY PINTO NASCIMENTO - UFPA