Go to accessibility
Beginning of content

Science Beer é realizado com os temas Mulheres na Ciência e Maternidade na Pós-Graduação

2024-07-28 19:15:23.784

Na última sexta-feira, dia 26 de julho de 2024, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão realizou o Science Beer (uma reunião para falar de Ciência, vivências acadêmicas e também se divertir um pouco) como seu primeiro evento de divulgação científica e popularização da ciência no formato semelhante ao realizado pelos projetos Science Pub e Pint of Science. O evento aconteceu no restaurante Quitandinha da cidade de São Luís, Maranhão.

Na ocasião o tema abordado foi Mulheres na Ciência e a Maternidade na Pós-graduação. Também houve o lançamento do edital de credenciamento para mulheres pesquisadoras como forma de equidade científica no PPG Biodiversidade e Conservação.

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão esteve presente com participação da Profa. Dra. Flávia Nascimento Pró-reitora da AGEUFMA; Profa. Dra. Rosângela Fernandes, Diretora de Pós-graduação; e o Prof. Dr. Eduardo Almeida Jr., Diretor de Pesquisa. As professoras Flávia Nascimento e Rosângela Fernandes tiveram falas sobre as mulheres na ciência, com ênfase às atividades realizadas na UFMA.

Sara Aguiar e Tayane Amorim, discentes do PPGBC, discorreram sobre as suas experiências de maternidade na pós-graduação, apresentando seus pontos de vista quanto as dificuldades encontradas, a necessidade ajustes para o amparo pelas agências de fomento e regimentos. Ambas discentes ilustraram muitas situações de superação nas suas rotinas pessoais e acadêmicas.

Diante de tantos desafios encontrados pelas mulheres na ciência e pós-graduação o Prof. Dr. José Manuel Macário Rebelo, coordenador do PPGBC, juntamente com o prof Dr. Jorge Nunes, finalizaram as apresentações com discurso de acolhimento e compromisso do PPG em Biodiversidade e Conservação oferecer melhores condições de equidade na ciência e a promoção de novos eventos para falar sobre Ciência.

Em breve faremos uma segunda edição do Science Beer PPGBC.

End of content