Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANE CRISTINA FERREIRA BERNARDES NEVES
2019-05-24 14:35:23.95
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANE CRISTINA FERREIRA BERNARDES NEVES
DATA: 04/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE DUTRA
TÍTULO: TELESSAÚDE: uma ferramenta de Educação Permanente em Saúde para os
profissionais da Atenção Básica do Estado do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Telemedicina. Educação Continuada. Educação a Distância. Atenção
Primária à Saúde.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O estudo buscou avaliar o Telessaúde como ferramenta de Educação Permanente em Saúde
para os profissionais da Atenção Básica do Estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa do
tipo avaliativa com abordagem quantitativa e qualitativa. No artigo 1 foi avaliado os
indicadores de utilização dos serviços ofertados pelo Núcleo Estadual de Telessaúde do
HUUFMA, na sua relação com a Educação Permanente em Saúde, por meio dados
secundários da Plataforma Nacional de Telessaúde do Brasil, referente aos anos de 2015 e
2016. Foram calculadas a taxa de utilização mensal do sistema e a média mensal de
solicitações por município e unidade básica de saúde. As teleconsultorias foram descritas
quanto ao profissional solicitante, assuntos mais solicitados, satisfação e resolutividade das
respostas. No período do estudo realizadas 13 976 teleconsultorias oriundas de 47 municípios,
a maioria de pequeno porte e com baixo índice de desenvolvimento humano municipal. A
média de utilização geral das teleconsultorias e a taxa de utilização mensal por município e
unidade de saúde foram superiores às encontradas na literatura. Os enfermeiros e os agentes
comunitários de saúde foram os profissionais mais ativos e informaram ter suas dúvidas
atendidas. No artigo 2 foi realizado a análise da percepção dos profissionais de saúde da
Atenção Básica do Estado do Maranhão sobre o uso do Telessaúde como uma ferramenta de
Educação Permanente em Saúde. A pesquisa foi realizada no município de Caxias-MA, em
junho de 2018. A amostra foi intencional, por conveniência e saturação, sendo composta por
21 profissionais de saúde das Equipes da Atenção Básica. Os dados foram coletados mediante
entrevista semiestruturada individual e analisados por meio da análise de conteúdo, que
revelou três categorias temáticas: Renovando conhecimento com responsabilidade, segurança
e baseada em evidências científicas; Compartilhando conhecimento e diminuindo o
isolamento profissional na AB e Barreiras para o uso dos serviços do Telessaúde e para a
implementação da EPS. Os resultados retrataram a contribuição do Telessaúde na melhoria do
atendimento e no processo de Educação Permanente em Saúde das equipes, entretanto
existem barreiras para a sua utilização. Concluiu-se com os indicadores de utilização do
Núcleo de Telessaúde do HUUFMA que o serviço é sustentável, com potencial para apoiar a
atenção básica e ser utilizado como ferramenta de Educação Permanente em Saúde.
Entretanto, sugere-se a sensibilização e capacitação dos profissionais e, em especial, dos
gestores municipais, a fim de tornar o Telessaúde de uso multiprofissional, diário e contínuo
na sua totalidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA ESTELA HADDAD - USP
Presidente - 271.325.363-20 - LIBERATA CAMPOS COIMBRA - UFMA
Interno - 7549183 - VANDA MARIA FERREIRA SIMOES