???iracessibilidade???
???inicioConteudo???

Seminários Gerais: Estratégias de fabricação de filamentos para a impressão 3d de sensores eletroquímicos

2024-09-02 15:36:27.904

Data: 05.09.2024

Horário: 08:30h

Local: Sala 307 - Bloco 6 - CCET - UFMA

Resumo: O trabalho a ser apresentado tem enfoque nos diferentes métodos de fabricação de filamentos condutores para a impressão 3D de sensores eletroquímicos. A possibilidade de projetar e produzir objetos tridimensionais em formas diversas com composição variada é um diferencial da tecnologia de impressão 3D, e faz desta técnica muito atrativa em química analítica, em especial na área de sensoriamento, possibilitando a fabricação de aparatos, células, dispositivos e sensores eletroquímicos. Para a fabricação de sensores eletroquímicos, é essencial que o material a ser impresso apresente condutividade elétrica. Neste sentido, a técnica de impressão através da modelagem por deposição fundida (FDM) permite o uso de filamentos condutores, compostos por uma matriz polimérica não condutora capaz de estruturar o material a ser impresso, e materiais à base de carbono e/ou partículas metálicas que atribuirão condutividade elétrica ao material. A comercialização destes filamentos permitiu a criação de sensores eletroquímicos por impressão 3D, no entanto, a necessidade de importação e, muitas vezes, a baixa qualidade dos filamentos comerciais dificultaram o processo. Neste sentido, nos últimos anos pesquisas acerca da fabricação de filamentos condutores em laboratório têm sido desenvolvidas. Com isso, a obtenção de sensores eletroquímicos com características otimizadas, desde sua composição, estrutura e geometria, possibilitou o desenvolvimento de novos sensores com características diversas, a depender da aplicação desejada. Diferentes métodos de fabricação destes filamentos serão apresentados, bem como os diversos sistemas eletroquímicos propostos e suas principais aplicações.

Profa. Dra. Jéssica Santos Stefano:

Licenciatura em Química (2014) e Mestrado em Química (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, MG) e Doutorado em Química Analítica (2020) pela Universidade Federal de Uberlândia (2020) no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, com parte dos estudos na Ruhr Universität Bochum (Bochum, Alemanha). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia Química da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Química com ênfase em eletroanalítica, atuando na modificação de sensores eletroquímicos.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4561147158439499

???fimConteudo???